"O limite da minha linguagem estabelece o limite do meu mundo."
Ludwig Wittgenstein
Na incrível parceria entre Werner Heisenberg e Niels Bohr, um dos aspectos mais importantes, na determinação dos parâmetros do que seria a mecânica quântica foi –sem sombra de dúvida- a aplicação da linguagem.
Para Bohr, era essencial que num experimento, as observações pudessem ser descritas com base nos conceitos da física clássica e isso representa o paradoxo da teoria quântica. De um lado, a mecânica quântica cria leis que diferem daquelas clássicas e de outro, todas as observações feitas o são com base na física newtoniana.
É aí que Heisenberg delineia o Princípio da Incerteza, ao afirmar que a descrição teórica do fenômeno quântico há que contemplar a clara distinção entre fenômeno e observador (ou seu aparelho).
A linha demarcatória pode ser passível de escolha mas, do lado do observador, somos obrigados não apenas à utilização da linguagem da física clássica, como estamos sujeitos a uma realidade descrita pela mecânica clássica.
E Bohr rebate que a ciência é a observação de fenômenos e é a linguagem, a comunicação a terceiros, o veículo encarregado da verificação. Só há base para entendimento depois da concordância sobre a ocorrência.
A linguagem pode produzir no ouvinte imagens, representações que acabam por dirigir suas ações e resultam mais poderosas do que as conclusões às quais se chegaria através de uma reflexão ponderada.
Como podemos classicamente concluir, há cientistas e cientistas.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.