Artigo Prisma Planck E


Sydney Possuelo, Ajuricaba e Eu


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-10-05
Date modificação: 2022-10-05
Tempo de leitura: 00:01:33
Sydney Possuelo, Ajuricaba e Eu

“Mudanças acontecem quando pessoas comuns fazem coisas extraordinárias.”

Barack Obama

Em 2001, Caspar Bensik tem uma ideia de colocar internet em aldeias indígenas. Uma ótima ideia, por sinal, já que a comunicação é uma das coisas mais difíceis, na Amazônia. Aí começa a burrocracia. Precisamos de autorização para entrar a terra indígena, as ONGs que operam na área não aprovam, por razões para lá de escusas. Como não desistimos facilmente, Caspar descobre o nome de um homem íntegro, ético, comprometido com os povos ancestrais que trabalha na FUNAI e poderia nos dar a autorização. Diante de todos os alertas acerca do temperamento-ogro da pessoa, Caspar pede que eu ligue para ele. Era dia 23 de março de 2001.

Depois de quase três horas de conversa, o ogro manda: -quanto você pesa? A que respondo, sem pestanejar: -quer saber também a minha idade?

Risadas de parte a parte e Sydney me convida para participar da Expedição Ajuricaba, que partiria de Tabatinga, no dia 28 de março. Anos depois, fico sabendo que artistas, personalidades do mundo inteiro imploravam para participar de uma de suas expedições. Possuelo sempre negava.

Sorte minha não ter pestanejado: -Eu vou.

Contei a história da Expedição Ajuricaba em meu livro Shobo Kimô. Nele, falo sobre os Matis, as relações entre todos nós e conto uma outra história, também...

E tudo acontece na Cabeça do Cachorro, no Vale do Javari; onde Dom Phillips e Bruno Pereira foram assassinados. Na mesma Amazônia cruel que matou nosso querido Rieli Franciscato, flechado no coração por um índio assustado.

No Shobo Kimô, conto como Sydney Possuelo abriu as portas de uma outra realidade, para mim. Realidade onde os meus 187 de QI, todos os meus diplomas e arrogância não significam absolutamente nada.

Realidade onde alguém com olhos de infinito, que acredita que o Curupira levou seu neto, salvou a minha vida.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Expedição Ajuricaba
  • Sydney Possuelo
  • Dom Phillips
  • Bruno Pereira
  • Aventuras na Floresta Amazônica

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.