“Existem dois tipos de pessoas neste mundo: aquelas que acreditam que existem dois
tipos de pessoas neste mundo e aquelas que são inteligentes o suficiente para saber melhor.”
Tom Robbins
Desde que não pudemos explicar peremptoriamente como nasce o Universo, postulamos –não sem uma boa base lógica- que ele surge de uma singularidade. No entanto, há cerca de cinquenta anos essa confortabilíssima zona cai por terra, quando as transições de fase da Teoria do Caos, as bifurcações e o vácuo quântico nos conduzem da singularidade para a instabilidade.
No entanto, a esquizofrenia continua, nas abordagens.
Por exemplo, podemos afirmar que o campo massivo é quantizado e, no entanto, o campo conforme (a gravitação) continua a ser tratado dentro dos parâmetros da física clássica. A abordagem restrita da mecânica quântica, que era buscada com tolerância-zero a desvios, por Planck, Heisenberg, e Bohr, é absolutamente violentada por esse –digamos- jeitinho.
E aí, evidentemente, o elefantão na sala: se o vácuo quântico associado a um espaço-tempo geométrico chapado é instável em relação às interações gravitacionais, o processo de criação simultânea de curvatura e matéria não ocorrem de maneira estável e permanente?
Vamos ao jeitinho: em uma abordagem digamos... semiclássica, somente uma flutuação inicial poderia catalisar o processo. Daí, voltamos à pureza da mecânica quântica, onde essa instabilidade inicial cria uma atmosfera de partículas pesadas; algo como 50 massas de Planck (lembrando que a massa de Planck é de aproximadamente 50.10^-5g).
Isso posto, o Universo passa à condição de sistema termodinâmico aberto; a matéria/energia é criada a partir da energia graviatacional e precisamos dar mais um jeitinho na equação cosmológica de Einstein.
Fora isso, a ciência segue sólida.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.