Artigo Prisma Planck E


O Ser Humano e a Estigmergia


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-11-30
Date modificação: 2022-11-30
Tempo de leitura: 00:02:07
O Ser Humano e a Estigmergia

“Estigmergia é a propriedade que emerge da cooperação.”

 

Em 1959, o zoólogo francês Pierre-Paul de Grassé introduziu o conceito da estigmergia, abordando os mecanismos relacionados à emersão, equilíbrio e controle que podemos observar no comportamento de animais sociais.  No caso dos insetos sociais, existe um consenso que nos leva à ideia do superorganismo, ainda que filósofos procurem por algo maior daquilo que buscam zoólogos e biólogos.  Para os filósofos, a perplexidade reside na impressionante capacidade de coordenação de seres bastante simples.

Parece-me bastante lógico que o comportamento do ser humano espelha os exemplos da Natureza, até por únicas referências.  A estigmergia -ou aspectos mais simplórios do ser humano e que remetem a ela- pode ser observada em maracutaias.

Alguém tem uma ideia que pode lesar um grupo.  Daí, apresenta esta ideia ao grupo que pode dela beneficiar-se.  Em um instante, como cupins, o arcabouço de mentiras está armado e cada elemento do grupo-maracutaia tem sua função específica e a desempenha com desvelo.

Em 2014, o setor sucroalcooleiro elege Evandro Gussi deputado federal.  Em 2017, ele propõe um projeto de lei que cria o RENOVABIO e o projeto vira lei.

O programa é crime.  É falsidade ideológica, estelionato, reserva de mercado e gera falsos créditos de carbono, os CBIO.  Sem problemas.  Cada elemento do bando tem sua função: as associações de classe, promovem viagens ao redor do mundo, onde os ontem deputados federais e agora presidentes de associações do setor sucroalcooleiro não têm o menor pudor em apresentar o maior programa de descarbonização do mundo.  Omitindo, evidentemente, as características criminosas do mesmo.

Os bancos BNDES Bradesco e Santander abraçam a ideia, até mesmo com declarações absurdas de sua diretora, acerca da validade do programa-crime-maracutaia.

A maior bolsa de valores da América Latina não poderia ficar de fora, e a B3 lista –sem nenhum tipo de problema ou ética- os falsos créditos de carbono em sua plataforma de negócios.

Quando questionados, e tenho toneladas de provas do questionamento, Bradesco, Santander e B3 afirmam que estão amparados pela lei.  Exatamente como os nazistas.

Uma antiga Entidade Operacional Designada pela UNFCCC, cuja função era exatamente validar/verificar as atividades de projetos geradoras de créditos de carbono ao redor do planeta, a SGS e a BV abraçam a causa, ainda que saibam perfeitamente que o programa gera falsos créditos de carbono.

Para que a estigmergia humana seja completa, o setor sucroalcooleiro traz a FGV, a UNICAMP e a EMBRAPA, para o Titanic.  O que é imperdoável.  Pois, da mesma forma que a SGS e a BV, há duas possibilidades para instituições de ensino e pesquisas validarem o do programa criminoso corrupção ou ignorância.

Nas suas manifestações naturais, a estigmergia produz aqueles vôos de pássaros ou cardumes gigantescos; as abelhas, marimbondos e térmitas, em um balé genial, constroem suas casas.

Na estigmergia humana superior, temos o sapateado dos irlandeses ou as meninas do nado sincronizado.  Na inferior, os grupos-maracutaia e una de suas mais atrevidas manifestações, o programa governamental criminoso RENOVABIO.

Se você quer saber mais sobre adicionalidade, créditos de carbono, greenwashing, políticos que formam a bancada sucroalcooleira no senado e na câmara; se você quer entender o absurdo que é o programa RENOVABIO, leia meu livro Gerenciamento de Risco no Mercado Verde.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • estigmergia humana
  • Renovabio um exemplo de
  • deputado federal Evandro Gussi
  • ONU e o Renovabio
  • sustentabilidade setor sucroalcooleiro

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.