Artigo Prisma Planck E


Senciência e Epiciência


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-08-07
Date modificação: 2023-08-07
Tempo de leitura: 00:01:04
Senciência e Epiciência

“Quando muitas pessoas se reúnem para compartilhar uma emoção comum,

a psique emergente do grupo está abaixo do nível da psique individual.”

Carl Jung

 

Em nossa exploração da Inteligência Artificial falamos um bocado sobre consciência.  Mas, o que vem antes dela?  E depois?

Tanto na filosofia como na psicologia, o conceito de consciência não pode ser satisfatoriamente contextualizado sem estes antes e depois.

A senciência está diretamente ligada à experiência e, como aquele cartão de crédito, é pessoal e intransferível.

O ego que floresce na consciência reflexiva nasce na senciência.  É na senciência que tem início a propriocepção, a relação metabólica entre o que se percebe e os limites do próprio corpo. 

Um cão, por exemplo.  Ele tem memória, emoções e temperamento que lhe são próprios.  Quem já teve mais de um cão sabe que isso é absolutamente verdadeiro.

Ao que tudo indica (nem eu nem os cientistas que concordam com esta posição temos lembrança de sermos cão), as manifestações do cão estão ligadas aos três princípios que lhe são próprios e mais uma série de circuitos cerebrais que interrelacionam memória e emoções, manifestando-se de acordo com seu temperamento.

Já a epiciência encontra seu berço no inconsciente coletivo, de Carl Jung.

Conceito ultrapolêmico, que defende a herança de imagens, arquétipos e até mesmo tendências psicológicas de nossos antepassados.  Concordo que isso remete às características físicas que Cesare Lombroso via em criminosos ou outros tipos assustadores de dogmas, que levam à eugenia.

No entanto, poderíamos ater-nos aos aspectos que dividimos com o grupo: alegria quando nosso time é campeão, tristeza quando morre Ayrton Senna ou a exaltação do carnaval.

Irmanarmo-nos na dor, na raiva, na exaltação, na alegria podem muito bem sinalizar uma epiciência à espera de elucidação.

Decifra-me ou devoro-te.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • inteligência artificial
  • Carl Jung
  • Cesare Lombroso
  • eugenia
  • senciência

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.