“Nós somos feitos de poeira de estrelas.”
Carl Sagan
Toda vez que alguém me pergunta sobre matéria, dentro da mecânica quântica, percebo um olhar de decepção, quando respondo que a matéria não é mais do que a estabilidade da interrelação de padrões, sustentada pela Força Nuclear Forte.
Não há nada, entre o núcleo e o elétron e isso, reconheço, é difícil de compreender. Principalmente, quando damos uma topada no canto daquele baú de madeira maciça, herança da tataravó.
A frase de Carl Sagan, que coloquei acima, além de pura poesia, é fato. Em linha de máxima, somos: 65% de oxigênio; 18,5% de carbono; 9,5% de hidrogênio; 3,3% de nitrogênio; 1,5% de cálcio; 0,4% de fósforo; 0,3% de enxofre; 0,2% de sódio; 0,2% de cloro e 0,1% de magnésio.
Todos esses elementos da tabela periódica formados por um núcleo de prótons e nêutrons orbitados por elétrons. Outra coisa absolutamente mesmerizante? São necessários exatamente 1836 elétrons para alcançar a massa de um próton ou de um nêutron do núcleo do elemento a que eles pertencem. Sempre.
Como apreende-se de seu nome, o nêutron não tem carga elétrica. É o nêutron que confere a estabilidade da matéria e faz com que as coisas o sejam, por intervalos de tempo bastante superiores à desintegração instantânea que ocorreria se houvessem apenas prótons (no núcleo) e elétrons (na órbita).
Ok, existem as partículas que vamos chamar de elementares, por falta de uma linguagem (e uma lógica) que abarque o mundo quântico. São os léptons, quarks e mediadoras.
Pelo amor de todos os credos, não. O bóson de Higgs, não.
E para terminar lá em cima, uma curiosidade, para fazer sucesso em festinha. Murray Gell-Mann batizou o quark com esse nome –ele também- em referência ao livro Finnegans Wake, de James Joyce (a teoria bootstrap faz menção a Ulysses, do mesmo autor) e não à poesia de seu amigo Arthur Sze.
A frase que inspirou Gell-Mann, graças à sua sonoridade, foi Three quarks for Muster Mark. A frase de Sze, que dá nome ao maravilhoso livro de Gell-Mann, é The world of quarks has everything in common with a jaguar circling in the night.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holÃstica, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.