Artigo Prisma Planck E


Qual a Velocidade do Tempo?


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-05-24
Date modificação: 2023-05-24
Tempo de leitura: 00:01:03
Qual a Velocidade do Tempo?

O latão brilha com o uso constante, um lindo vestido

precisa ser usado, deixemos uma casa vazia e o tempo a destrói.”

Ovidio

 

Para Kant, espaço e tempo respeitam a visão de Heisenberg acerca do mundo: não são próprios à Natureza e sim à nossa apreensão da Natureza.  Para Santo Agostinho, não existe tempo, senão o vivido e Aristóteles questionava-se quanto à possibilidade de existência do tempo independente daquela da alma.

Seja qual for a perspectiva adotada, é certo que há uma diferença entre o conceito de tempo psicológico e aquele físico.

Para nós, ou melhor: dentro da apreensão de nossos metabolismos, o tempo corre como um rio, e a partir de um presente vazio em sua eternidade, observamos o momento que passa...e passa...e passa.

Dissertamos confiantes sobre o passado e tentamos adivinhar o futuro a partir de algo que nos é absolutamente imcompreensível, pois não existe “tempo” no presente, ainda que sua duração seja não inexistente, dada –novamente- ao processamento metabólico de pensamentos e sensações.

É seguindo a amplitude da relação entre fenômeno observado e observador proposta pela mecânica quântica que perguntamo-nos: se o tempo tem movimento, qual a sua velocidade?

Para total decepção de nossos egos, a nível quântico não temos identidade e todas as partículas são intercambiáveis.  E aí?  Aí que a realidade captada por nossos órgãos sensoriais e processada em nossos cérebros cria interrelações cada vez mais complexas e, nesse processo, cria o Tempo.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • qual a velocidade do tempo?
  • mecânica quântica e tempo
  • Heisenberg e tempo
  • Kant e tempo
  • Santo Agostinho e tempo

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.