Artigo Prisma Planck E


O Verdadeiro Acaso é Quântico


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-12-12
Date modificação: 2022-12-12
Tempo de leitura: 00:01:45
O Verdadeiro Acaso é Quântico

“O átomo ou partículas elementares não são reais, em si.  Elas formam um mundo de potencialidades, de possibilidades; muito mais do que um mundo de coisas e fatos.” Werner Heisenberg

  

Infiro que a primeira vez que o Pedrinho Ardipithecus levantou a cabeça e viu aquele céu etíope, há quase seis milhões de anos, a coisa bateu.

A sensação de impotência, de pequenez, ante aquele negror pontilhado de luzes.  Para mim, esta é a melhor definição da angústia ancestral que nos assola, vez por outra.

Um daqueles estudos terríveis, realizados do início até meados dos anos 1900 atestou que, se deixado à própria sorte em tenra infância, o homo chega a duas realizações.  Sexo e Deus.

Vai daí a íntima relação da ciência com a religião.  Sim, até mesmo Einstein propôs –erroneamente, dado o contexto- que Deus não joga dados.

Afinal, existe o Grande Relojoeiro proposto por Cícero, que passa por William Palley, enreda Voltaire, Descartes e Bernard le Bovier de Fontenelle; balança com Charles Darwin e desmorona com Richard Dawkins, ou é tudo obra do acaso?

Na mecânica quântica, a concepção de universos paralelos define o acaso verdadeiro, ou a suposta ausência de causa, ainda que indemonstrável, pois as consequências da incerteza e aquelas do caos determinista são de impossível distinção.

Se todas as escolhas realizar-se-ão, o acaso passa a inexistir.  Da mesma forma que a moral:  Se eu mato alguém nesta realidade, posso perfeitamente afirmar –perante o júri- que não o fiz, em todas ou pelo menos na maior parte de minhas manifestações dos multiversos.

Por outro lado, se os fenômenos não existem senão através de suas interdependências, é impossível separá-los sem que estes deixem de existir e aí, a morte por mim causada em um dos multiversos, simplesmente desmaterializa-se.

O acontecimento tautócrono de todas as possibilidades define o acaso verdadeiro.

Mas, como seria possível aventar a existência de fenômenos tais?  Nenhum ser humano que opera sob as regras do Consensus, por mais extravagante que seja, tomaria o que foi aqui colocado como possível.

É onde se encaixa a frase de Werner Heisenberg, que abre este artigo.  A mecânica quântica não é sobre lógica, realidade, Consensus.  É sobre o incognoscível, o surpreendente, o inimaginável.

É sobre pessoas geniais que têm a humildade de curvar-se ante a magnitude da Natureza e observar.  E aprender.  Nec spe, nec metu, nec frustratio.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • mecânica quântica
  • Deus não joga dados
  • universos paralelos
  • acontecimento tautócrono
  • multiversos

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.