“Tempo é uma tempestade onde estamos todos perdidos.”
William Carlos Williams
Einstein disse que a associação do tempo à irreversibilidade é uma ilusão. Hawking introduziu a noção do tempo imaginário e Prigogine relata amplamente seu problema com a aceitação de fatos. Se é que podemos tratar por fatos aquilo que definitivamente ocorre em um modelo de Universo.
Antes disso, porém, o filósofo laureado com um Nobel, Henri Bergson parte do princípio que o tempo é uma invenção ou é absolutamente nada.
Em seu artigo O Possível e o Real, Bergson define o tempo como um jorro de novidade imprevisível, que é adequado, adaptado, lido, por nossos metabolismos inseridos em um Consensus.
Se partimos da potencialidade, para a possibilidade, para a probabilidade e deparamo-nos com a ocorrência, o fazemos porque existe uma Flecha do Tempo e, para lidar com este tão ambicionado estreitamento, onde sempre buscamos deslindar as condições da ocorrência, criamos uma abordagem para o Universo que cabe em nosso Consensus, permitindo-nos a compreensão do possível. Evidentemente, este possível vem da potencialidade e não de um estado inicial qualquer.
Esse possível também foi amplamente estudado por Whitehead, que entende a possibilidade como um fundamento do Consensus, onde as bifurcações da Natureza –apontadas como possibilidades na topologia de Poincaré- variam entre o que são e aquilo que interpretamos.
E aí reside a beleza do que compartilham Bergson e Whitehead. Ao invés de uma abordagem científica, que tem origem no classicismo e limites para lá de precisos, em sua segmentação, o ponto de partida para conhecermos o que nos cerca deveria ser profundamente fundamentado na imaginação.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.