“O presente é a única coisa que não tem fim.”
Erwin Schrödinger
Hoje, a mecânica quântica não é mais do que uma ferramenta extremamente eficaz, que nos permite construir lasers, transístores, equipamentos médicos de altíssima performance, computadores. Permite-nos, até mesmo, construir computadores quânticos.
Pausa para as considerações que não estão sendo feitas.
A sabedoria que o I Ching encerra, nos demonstra claramente que a vida ocorre em ciclos. Momentos de brilhantismo alternam-se àqueles de obscurantismo.
A fase que abarca o finalzinho do século XIX e início do XX, em termos de Física, foi não apenas mesmerizante: foi uma singularidade, onde gênios do calibre de de Planck, Heisenberg, Marie e Pierre Curie, de Broglie, Feynman, Schrödinger, Oppenheimer; só para citar alguns, colocavam todo seu intelecto a serviço da ciência. O que –por incrível que pareça- é extremamente raro: os egos de gênios precisam de constante massagem.
Em seu livro Physics & Beyond, Heisenberg nos presenteia com uma mistura de ciência e crise existencial, que assombrava/assolava estes enfant-gatés da física: os mecânicos quânticos.
Até os anos 1960, havia uma preocupação até maior do que a utilidade da mecânica quântica, com seus aspectos filosóficos.
Hoje, não podemos encontrar melhor exemplo do que o bóson de Higgs, para explicar a mediocridade que sufoca esta Física tão inusitada, misteriosa e encantadora.
Mas, sendo o Livro de Mutações o mais antigo já escrito, com seus mais de 3 mil anos de existência, esta fase passará e a mecânica quântica será redescoberta, em toda sua gloriosa inadequação ao Consensus.
Com ela, voltaremos a brilhar.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holÃstica, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.