“O problema em ser-se adulto a maior parte da vida,
é que não se foi criança por tempo suficiente.”
Wyatt Pringle
Na física, o que separa a realidade da ciência é que essa última fundamenta-se na simetria, enquanto a realidade não poderia estar mais distante desta.
As massas do próton e do neutron não são exatamente iguais. As partículas mediadoras da interação fraca têm massa, enquanto aquelas da interação forte não. Existem quatro forças e três famílias de partículas.
A cunha entre as massas de prótons e neutrons? Quarks.
A cunha entre as massas e não existência dessas nas interações forte e fraca? A quinta força.
A cunha entre as quatro (ainda válidas) forças e as três famílias de partículas? Horror dos horrores: o bóson de Higgs, produto de um campo que quebra uma hipotética simetria, dando origem a arbitrariedade das partículas de alta energia. O que pouca gente sabe, é que a alcunha de partícula divina, que provavelmente conduziu mansamente o Nobel às mãos de Peter Higgs, é expressão de um sarcasmo sem tamanho, criada pelo físico Leon Lederman.
O perigo das cunhas é que, pouco a pouco, as tomamos por parte integrante daquilo que lhes cabe compensar e criamos hipóteses para lá de confortáveis a partir dessa falsa assunção.
A interação forte não vê prótons e neutrons; a quinta força não veria diferenças entre quarks e léptons; as supercordas colocam férmions e bósons no mesmo balaio.
A cunha? Existiriam pares de partículas, conhecidas como spartículas.
Onde está Leon Lederman, quando precisamos dele?
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.