Artigo Prisma Planck E


O Paradoxo da Informação


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-12-06
Date modificação: 2023-12-06
Tempo de leitura: 00:01:07
O Paradoxo da Informação

“Toda informação soa como ruído, até que quebremos o código.”

Neal Stephenson

 

Meu livro Being Data é sobre informação.

O que é, sua abrangência, influência, importância, existência.  E essa fixação no tema, tão profunda que redunda no livro, tem origem no Paradoxo da Informação que, por sua vez, origina-se na Radiação de Hawking.

Lá atrás, Hawking interessa-se por buracos negros e dedica muito de seu tempo à comprovação de suas existências.  Neste processo, o cientista genial confirma a emissão de radiação, destas assustadoras bocarras cósmicas.

O paradoxo surge da exclusividade emissória de radiação térmica.  De acordo com a mecânica quântica, a informação não pode ser destruída, uma vez que o estado observado de um contexto sempre carrega traços de sua condição anterior.  Assim, se tudo o que emana do buraco negro é radiação térmica, então toda a informação tragada há que ter sido destruída.

Em nome da coerência, faço um aparte.  Stephen Hawking foi um brilhante físico teórico e com sua admirável modéstia, que se apresentava como leveza e humor no tratamento do Cosmos, elucubrava.

É isso, que os físicos teóricos fazem.

Não temos como colocar o Cosmos em um laboratório e aplicar nossa ciência que nos transforma em irmãos mais velhos de Deus.  Assim, brincamos com hipóteses, cultivamos ideias, engendramos teorias boas enquanto válidas, mas que serão substituídas por novas.

Stephen era tão fantasticamente coerente que brincava com buracos negros e brancos; com Big Bangs e Big Crunches.  Com isso, manteve sempre seu compromisso com imensa diferença que há entre mapa e território.

Para terminar, cientistas de Birmingham acabam de propor que a manutenção da coerência entre a radiação de Hawking e a emissão de informações pelos buracos negros residiria na qualidade não-térmica da radiação e na existência –no buraco negro- de cabelo quântico.

Stephen teria adorado.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Being Data
  • radiação de Hawking
  • paradoxo da informação
  • cabelo quântico
  • buracos negros

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.