Artigo Prisma Planck E


O Mestre e a Estranheza


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-09-18
Date modificação: 2023-09-18
Tempo de leitura: 00:01:22
O Mestre e a Estranheza

“Tudo o que não é proibido é compulsório.”

Murray Gell-Mann

 

Murray Gell-Mann foi um dos maiores gênios da mecânica quântica.  Evidentemente, o homem era um gênio.  Ouso restringi-lo –apenas neste artigo, prometo- à dimensão da mecânica quântica para explicar melhor o que esta propõe.

Gell-Mann possuía os três pilares que garantem um gênio do bem:  um enorme QI, uma enorme curiosidade e um enorme ego.  E, talvez, o que separa gênios do bem e do mal seja exatamente a curiosidade.  Sim.  A curiosidade dirige-se para fora, para o mundo, para as pessoas.  É fácil notar que sob sua própria ótica, não existe vida a dois centímetros dos próprios umbigos, nos egotistas geniais.

Gell-Mann falava 13 idiomas.  Sem sotaque.  Conhecia todas as espécies de animais que habitavam a NovaYork dos anos 1930, que dividia com seu irmão Ben.

Mas este, é um artigo sobre a mecânica quântica.  O quanto ela foi inventada, imaginada, criada, por mentes geniais.  E dali, como materializou-se, fez sentido, explicou tanto que nos permite muito.

E Gell-Mann sabia disso.  Nunca levou-se a sério.  Nem a si mesmo, como cientista, nem a qualquer outra coisa ligada à ciência.

Gell-Mann batizou a partícula que inventou –porque havia uma disparidade entre as massas dos prótons e nêutrons, dentro do núcleo atômico- de quark.  Por quê?  Porque achou o máximo uma frase no livro mais esdrúxulo já publicado, The Finnegan’s Wake, de James Joyce.

Qual é a frase? Three quarks for  Muster Mark.  E tem mais:  quando qualquer pessoa referia-se à sua criação, exigia que pronunciasse quark com o sotaque de Dublin.

Os quarks de Murray têm cor e sabor.  Além da carga, do spin e do isospin –graças a Gell-Mann- as partículas de alta energia possuem paridade, que Murray chamou de...estranheza.

Talvez, o gênio só estivesse nos presenteando com seu reflexo.  Gell-Mann tinha muita cor.  Tinha muito sabor.

Estranho, não?


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Murray Gell-Mann
  • mecânica quântica
  • o quark
  • James Joyce
  • Finnegan's Wake

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.