“A partícula existe porque é confirmada pelo experimento.
O experimento é válido porque encontrou a partícula.
George Johnson
Existe um ditado que diz: o Diabo mexeu tanto no nariz do filho que entortou.A física de alta energia contemporânea não está muito dessa perspectiva
Nos aceleradores de partículas, cada vez maiores, mais caros e sofisticados, os dados produzidos formam uma quantidade muito maior daqueles aptos a processamento, ainda que estes sejam analisados por computadores programados para fazer ilações entre dadosque os cientistaqs consideram pertinentes.
Ou seja, parâmetros são estabelecidos pelos cientistas, que são passados aos programadores, que criam algoritmos para os computadores, que encontram...o quê?
Nesse imenso abismo que existe entre a mente de um físico teórico e os resultados obtidos pelo computador, pode muito bem ser que sinais importantes estejam sendo descartados, por classificados como ruídos.
Indo além, pode ser que estejamos construindo máquinas cuja complexidade seja de tal magnitude que nós mesmos não as compreendemos.
Em uma franca confusão entre mapa e território, estamos realizando experiências que atestam o funcionamento das máquinas que permitem suas realizações Muitas vezes, repetimos exatamente uma mesma experiência em dois diferentes aceleradores de partículas e, se os resultados diferem, construímos uma terceira máquina, que trate especificamente da eliminação do que ocasionou a discrepância.
Assim, entramos tão fundo na parte, que esquecemos completamente o todo e, ao invés de estudarmos a Natureza, somos apenas Narcisos, achando feio o que não é espelho.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.