Artigo Prisma Planck E


O Buraco de Minhoca


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-12-09
Date modificação: 2022-12-09
Tempo de leitura: 00:01:07
O Buraco de Minhoca

“Esperar o inesperado demonstra um intelecto verdadeiramente moderno”  Oscar Wilde

 

Há alguns dias saiu na mídia que cientistas teriam criado um buraco de minhoca em laboratório.  Evidentemente, não.

Mas, o que é –na mecânica quântica- um buraco de minhoca e por que do nome?

Ao afirmar que Deus não jogava dados e ser totalmente vencido pela brilhante argumentação de Niels Bohr, na Conferência da Solvay de 1929, Albert Einstein cortou relações com a mecânica quântica.  Mas, como adorava um palco e o último tinha ocorrido em 1915, em 1935 juntou-se ao matemático Nathan Rosen e propôs a utilização da Teoria Geral da Relatividade para explicar a existência de pontes na dimensão espaço-tempo.

No entanto, a ideia original era do físico austríaco Ludwig Flamm que, em 1916, conceituou o buraco branco, como uma teórica reversão de tempo de um buraco negro, criando uma conexão entre ambos.

Ou seja, o buraco de minhoca é uma passagem espaço-temporal que permitiria encurtar viagens através do espaço sideral.

Batizado com o pomposo “Pontes de Einstein-Rosen”, o buraco de minhoca é muito mais a cara da irreverência dos mecânicos quânticos e a sacada é a existência de duas bocas!

Para ser reconhecida, uma teoria precisa ser validada tanto matemática como fisicamente e, até o momento, a possibilidade de um buraco de minhoca só existe na matemática.

Ainda que as séries de ficção científica usem e abusem de viagens no tempo, através dos buracos de minhoca -e mesmo que sua existência venha a ser comprovada- isso nunca seria possível, pois eles só existem em um nível microscópico, algo como 10-33cm.

Como ciência e imaginação necessariamente caminham juntas, há a possibilidade de redimensionamento a maior destes, acompanhando a expansão do universo.

Não é absolutamente fantástico?


Livros Planck E


Palavras Chave

  • buraco de minhoca
  • mecânica quântica
  • buraco negro
  • buraco branco
  • Pontes de Einstein-Rosen

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.