Artigo Prisma Planck E


O Alumbramento de uma Kilonova


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-02-03
Date modificação: 2023-02-03
Tempo de leitura: 00:01:04
O Alumbramento de uma Kilonova

"A cura para um argumento falacioso

é um melhor argumento e não a supressão de ideias."

Carl Sagan

 

Não há melhor palavra para definir uma kilonova (ou macronova) do que aquela cunhada por Guimarães Rosa.

Alumbramento.

Uma estrela de nêutrons ou um buraco negro que colide com outra estrela de nêutrons.  Um fenômeno tão raro, que têm-se compilados apenas dez, na Via Láctea.

Dadas as enormes distâncias, Carl Sagan colocou em palavras algo simples, real, mas de difícil absorção: “Quando olhamos para o céu, miramos o passado.”

Assim, é bem possível que já tenha ocorrido, mas ainda não chegou a nós.  Uma estrela de nêutrons a 11.400 anos-luz está em rota de colisão com sua companheira gigantesca.  Quando isso ocorre, a magnitude da explosão é tamanha, que espalha metais complexos e, portanto, preciosos, por toda a galáxia.

As supernovas, resultado da colisão de estrelas, espalham matéria que tanto formarão novos planetas como metais comuns.  Já eventos raros, como a kilonova em questão, produz ouro, prata, platina e até mesmo estrôncio.

Para dar uma ideia, uma estrela de nêutrons pode ter o diâmetro do sol, mas de 20 a 25 vezes sua massa, e existem aos milhares, na Via Láctea.  É raro que duas estrelas de nêutrons (ou uma estrela e um buraco-negro) se co-orbitem e nem todo sistema binário necessariamente redundará em uma kilonova.

Assim, a CPD-29 2176 é algo especial, raro; quase miraculoso.

É um alumbramento.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • pulsares
  • quasares
  • estrelas de nêutrons
  • supernovas
  • kilonovas

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.