Artigo Prisma Planck E


Niilismo vs. Eternalismo


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-06-26
Date modificação: 2023-06-26
Tempo de leitura: 00:01:02
Niilismo vs. Eternalismo

“Eis como mantemo-nos jovens, hoje em dia: assassinato e suicídio.”

Eugène Ionesco

 

De um lado, um depressivo Leibniz, perguntando-se “por que haveria qualquer coisa além do nada” e do outro, matéria imutável e sólida.

Para além dos dois polos simplistas, a mecânica quântica, sob seu aspecto filosófico, pergunta-se sobre a existência de uma realidade objetiva.  E essa busca nos leva novamente ao questionamento de Leibniz que, em determinado estágio de sua dança com o niilismo apela à lógica: “É porque não há nada que os fenômenos são possíveis?”

Neste labirinto, a mecânica quântica apela às interrelações.  Sempre, interrelações.

A mente, por exemplo.  Um arcabouço de interrelações de padrões; de fenômenos interdependentes que não podemos chamar de existente, da mesma forma que a ele não podemos nos referir como inexistente.

Nosso limitado intelecto não pode abarcar a natureza intrínseca da realidade através de sua conceituação.

Somente a experiência direta, que transcende a filosofia, pode apreender e o faz através da interrelação metabólica do ser e situação.  E aí, toda a conceituação dicotômica do Consensus é superada.

Sujeito e objeto são um e nada significam, além da eternidade daquele momento.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Leibniz
  • mecânica quântica
  • interrelação de padrões
  • fenômenos interdependentes
  • conceituação dicotômica

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.