“Não há normas. Todas as pessoas são
exceções a uma regra que não existe.”
Fernando Pessoa
A partir do momento em que nos damos conta que um computador –exceção feita ao HAL 9000- jamais se pergunta sobre o que vai lhe acontecer se a cidade sofrer um blackout, fica claro que a auto-organização e certo grau de aprendizado são possíveis à Inteligência Artificial, no entanto, fica muito difícil encontrar terreno sólido para desenvolver a tese de emergência de consciência através do aumento da complexidade nas interrelações de padrões por ela realizadas.
Para Francisco Varela, nossa consciência é exatamente isso: uma propriedade emergente da interrelação extremamente complexa de padrões. No entanto, o brilhante biólogo e filósofo chileno deixa bem claro que somente sobre condições ecológicas específicas, isso ocorre.
Não é apenas o cérebro que existe dentro do corpo, mas este corpo dentro do mundo e o cérebro que interpreta os sinais metabólicos que lhe chegam através dos neurônios; o cérebro que armazena a experiência; o cérebro que responde afirmativamente à pergunta de HAL 9000 e sonha.
Em uma daquelas terríveis experiências dos anos 1950, um grupo de crianças foi isolado e, ainda que todas as suas necessidades básicas fossem satisfeitas, não havia nenhum adulto por perto, para orientá-las. Como resultado, o estudo comprovou que nessas condições, o homo descobre duas coisas: sexo e Deus.
Se criarmos consciência, seremos Deus?
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holÃstica, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.