Artigo Prisma Planck E


IA e o Cérebro Triuno


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-06-14
Date modificação: 2023-06-14
Tempo de leitura: 00:01:10
IA e o Cérebro Triuno

“Antes de trabalharmos a inteligência artificial não deveríamos

fazer algo relacionado à estupidez natural?”

Steve Polyak

 

Surfando a onda dos recentes avanços em Inteligência Artificial, voltemos àquela atual e predominante corrente de cientistas simplórios que, se não encontram uma resposta que lhes seja confortável, postulam-na.

Essa corrente faz um paralelo entre o funcionamento de nossos cérebros e os computadores.  A partir daí, é evidente que tudo fica altamente previsível e deliciosamente confortável.  Infelizmente, faltou combinar com a realidade.

Os zeros e uns de um computador tradicional se muito, corroboram a dicotomia do Consensus; enquanto os qubits, qutrits e o que mais vier -adicionando dimensões à avaliação de cenários, na computação quântica- não alteram o abismo que separa o processamento de dados realizado por nossos cérebros e a inteligência artificial, ainda que esta última tenha uma capacidade de processamento infinitamente superior à nossa.

Voltando aos cientistas “9 to 5,” que tratam a consciência como uma propriedade emergente das conexões neuronais e, portanto, enxergam o computador quântico como o caminho para a emergência da IA a partir do maciço número de interconexões, nós temos –fisicamente- três estágios cerebrais, desenvolvidos em diferentes períodos: o chassi cerebral, responsável pela sobrevivência: abrigo, comida, procriação; o sistema límbico, responsável pelas emoções e o neocórtex, que nos permite o raciocínio.

É a complexa interrelação daquilo que nossos sentidos captam, através dessas três diferentes porções de nosso cérebros que redundam em nossa noção do eu.

A consciência -como um nível superior desta complexidade- permite, segundo o Princípio da Incompletude de Gödel, a avaliação do funcionamento do cérebro mas, jamais, de si mesma.

Sem sombra de dúvidas, extremamente desconfortável.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • inteligência artificial
  • Consensus
  • qubits
  • computação quântica
  • Princípio da Incompletude de Gödel

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.