Artigo Prisma Planck E


Changeux e o Homo Neuronal


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-07-12
Date modificação: 2023-07-12
Tempo de leitura: 00:01:07
Changeux e o Homo Neuronal

“Estamos todos conectados via internet,

como neurônios em um cérebro gigantesco.”

Stephen Hawking

 

Um dos conceitos mais interessantes em neurobiologia vem do cientista francês Jean-Pierre Changeux.  Para ele, existe a possibilidade do homo neuronal, ou um ser capacitado, pela inteligência artificial, a amar.

Como tema do artigo, voltaremos a Changeux.  No entanto, acho interessante darmos uma passadinha em um grupo de cientistas que excitou os anos 1990 com o conceito de biocomputadores.  Dentre os mais empolgados, estava Frjtof Capra.

A ideia dos biocomputadores surge na mesma época do projeto genoma:  a partir da decodificação do DNA, seria possível nele introduzir-se nanochips com base em diamantes que , através de alquilação, incorporariam esse nanomaterial ao nosso metabolismo.

Como provavelmente você nunca ouviu falar disso, dá para se concluir que a ideia não prosperou.  É a eterna combinação de arrogância, ignorância e um otimismo que não conhece barreiras, na raça humana.

Só para dar a dimensão da falha, hoje sabemos que cerca de 2% do DNA faz todo o trabalho.  Sim.  Os demais 98%, conhecidos como ncDNA, era considerado –até bem pouco tempo- como lixo.  Sério?

Momento perfeito para voltarmos a Changeux.

Para o neurobiologista, o avanço da Inteligência Artificial a partir de sua combinação a nossos metabolismos era uma questão de tempo.  Para ele, a inexistência de consciência nos computadores atuais encontraria uma resposta absolutamente lógica e satisfatória na Flecha do Tempo:  o cérebro humano levou mais de um bilhão de anos até que alcançasse a consciência, enquanto os computadores têm início nos anos 1950.

O homo neuronal de Changeux é um biocomputador e esse caminho demonstrou-se a nós tão desolador que o abandonamos.

O que vale mesmo, é a consciência de Changeux, sua inteligência que, através de incontáveis interrelações neuronais concebeu essa ideia.  Naturalmente.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • inteligência artificial
  • Jean-Pierre Changeux
  • Fritjof Capra
  • alquilação
  • ncDNA

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.