“Os próprios átomos ou partículas elementares não são reais; eles formam um
mundo de potencialidades ou possibilidades, em vez de um mundo de coisas ou fatos.”
Werner Heisenberg
A ciência nasce da imaginação. Por menos que queiramos o estabelecimento deste desconfortável vínculo, lá está ele. Quando Heisenberg propôs o Princípio da Incerteza, ele o fez a partir da filosofia, da profundidade da descoberta de Max Planck, que derruba a ciência do maior monólito da física, sir Isaac Newton.
Não era essa sua intenção. Como não era intenção de Heisenberg criar polêmica, na ciência. Entretanto, a ciência não é uma bola de boliche; algo pesado e consistente que encerra uma única função, que tem um propósito específico.
Não. A ciência de Planck custou-lhe dois anos. Durante dois anos, tentou provar que sua teoria estava errada.
A ciência de Heisenberg quase custou-lhe o respeito do mundo. Responsável pelo programa atômico nazista, fez o impossível para atrasá-lo a ponto de permitir a vitória dos aliados
A incerteza de Heisenberg é uma lição de humildade, ministrada por um gênio. E diz mais ou menos o seguinte: vamos encontrar exatamente o que estamos procurando; enquanto o Modelo Padrão de Abraham Pais e Sam Treiman é um ode à mecânica quântica domada, instrumental e morta.
Na física de Heisenberg, de Planck, de Bohr, encontramos cerca de oito partículas fundamentais. Ainda nesta física viva e selvagem, inferimos mais umas doze partículas. E com elas, poderíamos criar interrelações mágicas com a realidade.
No modelo padrão, temos mais de 200 partículas. Todas diferentes? Não. Quebre vinte copos idênticos e você terá centenas de cacos diferentes. Mas não se deixe enganar. São todos cacos de vidro.
A beleza da mecânica quântica está em seus paradoxos, em seu lado desconhecido e que podemos explorar, em seu lado incognoscível, que só podemos maravilharmo-nos com.
Voltemos a Heisenberg. Por caridade...
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.