Artigo Prisma Planck E


Frutos do Acaso


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-06-02
Date modificação: 2023-06-02
Tempo de leitura: 00:01:06
Frutos do Acaso

Os deuses não limitam o homem.  O homem limita o homem.”

Tom Robbins

 

O físico anglo-americano Freeman Dyson disse que o Universo sempre soube que, em algum lugar, o ser humano surgiria.

Então, somos fruto do acaso ou Dyson estava certo?

A partir da mecânica quântica, os elementos que nos compõem reflete-se no Universo e isso, ainda que não nos dê uma finalidade, ao menos traz o alívio da compatibilidade mútua.

Ao avaliarmos a composição do Universo, a primeira frase que me vem à mente é a de Carl SaganSomos feitos de poeira de estrelas.  E somos.  No nível microscópico, somos carbono, ferro, lítio, etc.  No nível quântico, somos partículas sem identidade e altamente intercambiáveis.

Inúmeras experiências são feitas em laboratórios, com o intuito de modelar o Big Bang.  Para tanto, os cientistas contam com as condições iniciais inferidas no modelo de Lemaître e a interrelação das constantes universais.  Estas, assim chamadas porque observamos seu preciso funcionamento mesmo quando avaliamos acontecimentos em galáxias distantes.

Em termos quânticos, não existe o ego e cada um de nós não é mais do que interrelações estáveis de padrões.  O que acontece, entre este mundo de partículas de alta energia e o Consensus; o momento em que a sofisticação do arranjo destes padrões interrelaciona-se e estabiliza-se em um organismo primevo.  Esta é a ponte que nos falta.

Para Göedel e seu Princípio da Incompletude não podemos avaliar uma situação a partir dela mesma.  Para Heisenberg e seu Princípio da Incerteza, ao observarmos uma situação influenciamos seu resultado.

A única explicação que sacia minha curiosidade vem de Planck:

“Eu considero a consciência fundamental.  Eu considero a matéria como derivada da consciência.  Não podemos ficar atrás da consciência.  Tudo o que falamos, tudo o que consideramos como existente, postula a consciência”.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Freeman Dyson
  • mecânica quântica
  • Carl Sagan
  • Lemaître
  • constantes universais

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.