Artigo Prisma Planck E


A Finalidade e a Complexidade


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-12-14
Date modificação: 2022-12-14
Tempo de leitura: 00:01:28
A Finalidade e a Complexidade

“Simplicidade não precede a complexidade, mas a segue.”  Alan Perlis

 

A foto que ilustra este artigo é uma Opabinia; criatura marítima do período pré-Cambriano, que tinha cinco olhos.

Da mesma forma que observamos -e não entendemos- a Explosão Cambriana ou as cinco extinções que ocorreram no Planeta, batendo palmas para os lindinhos tardígrados, acho que cabe bem aprofundarmo-nos no questionamento deste momento, que talvez, separe finalidade e complexidade, há 500 milhões de anos.

Até ali, temos organismos que não tem absolutamente nada a ver com os de hoje.  As Opabinia tinham cinco olhos e a Wiwaxia era uma lesma que não tem rigorosamente nada da lesma atual.  A quantidade de espécies, do momento em que surge a vida na Terra, até o Cambriano, era infinitamente menor do que se observa a partir de 540 milhões de anos.  Não há uma única e nem ao menos uma explicação definitiva, para a Explosão Cambriana, mas é fato que flora e fauna como entendemos hoje, surgem ali

O Cambriano define o momento em que a finalidade (existência da vida) foi substituída pela complexidade (essência da vida) que, por sua vez, define a teia, a urdidura, a trama do Consensus.

Entre fins dos anos 1600 e início dos 1700, Newton unificou o céu e a Terra; no século XIX, Maxwell demonstrou que eletricidade e magnetismo são dois aspectos de um mesmo fenômeno e no princípio do século passado, Einstein fez o mesmo, com tempo e espaço.

Adotando sempre o caminho dos mecânicos quânticos, ultrapassemos a dicotomia finalidade x complexidade, para abarcar a harmonia do universo, a despeito da ausência de finalidade do ser.

Para Max Planck, o homo é a partir da consciência.  É a expansão desta que permite o avanço na compreensão da complexidade.

O ser humano definitivamente não é a finalidade do Universo e a vida certamente não encontra no homo o ápice da complexidade.

A senciência da vida.  A consciência do homo. A epiciência do Universo.

A Terra? Gaia...


Livros Planck E


Palavras Chave

  • explosão Cambriana
  • tardígrados
  • Opabinia
  • Wiwaxia
  • Max Planck e a consciência

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.