Artigo Prisma Planck E


A Ética e o Coletivo


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-11-08
Date modificação: 2023-11-08
Tempo de leitura: 00:01:09
A tica e o Coletivo

“A ética é violada no instante em que faço uma exceção a mim.”

 

No cenário IS-92a do IPCC, adotado no Protocolo de Kyoto, para 2100 estima-se uma população mundial que varia entre 7 e 15 bilhões de pessoas; projetando um aumento nas emissões de gases de efeito estufa tanto na materialização máxima da economia como em sua máxima desmaterialização.  Evidentemente, o mundo está caminhando para a pobreza.

Em 1997, um estudo ultrassecreto de Ian Wilmut, do Instituto Roslin (Escócia) redundou na ovelha Dolly.

Sim, existe um componente fortíssimo de brincar de deus; mas é só aí, que reside o problema?

Evidente que o fato do público saber apenas o resultado da experiência; de não ter havido qualquer tipo de debate quanto a ética envolvida na clonagem laboratorial de organismos; nas consequências de iniciativas como essas, que começam na eugenia e terminam no nazismo são para lá de censuráveis.  No entanto, existe um debate importantíssimo que envolve a eterna relação entre o ego e o coletivo.

Vou jogar esse lixinho aqui mesmo, tanto, sou só eu...vou comprar esse carrão que consome um bilhão de litros de gasolina, mas a vida é assim mesmo, poucos têm dinheiro para tanto e eu tenho...vou ter um filho; tanto, desde Malthus existe a teoria de que existe gente demais no planeta e isso, em 1773...

E se não bastasse, vamos clonar.

Tudo bem?  Os meninos do Brasil realmente existiram ou foi só mais uma loucura do nazismo?

A questão fundamental aqui é a identidade genética.  A clonagem destrói a individualidade?  Se sim, a questão está resolvida e paramos por aqui.  Se não, resta saber como o homo vai receber, vai tratar o ser clonado.  Haverá suficiente compreensão biológica para tratá-lo como...o quê?  Conseguiremos alcançar um patamar de empatia que nos permitirá respeitar a ausência de singularidade sem destruirmos a individualidade que lhe garantirá autonomia?

Acho que todas essas perguntas encerram claramente a resposta humana.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Ética
  • eugenia
  • IS-92a do IPCC
  • Ian Wilmut
  • Os Meninos do Brasil

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.