Artigo Prisma Planck E


Estados da Matéria


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-06-28
Date modificação: 2023-06-28
Tempo de leitura: 00:01:04
Estados da Matéria

“Nada importava, exceto estados de ser, principalmente os nossos.”

John Maynard Keynes

 

Desde a semana passada, a mídia vem divulgando a descoberta de um novo estado da matéria.

Não.  Isso não demole o que você aprendeu na quinta série, sobre os três estados da matéria.  No entanto, é mais um tijolinho na tão almejada ponte que liga a física das partículas de alta energia ao Consensus.

Nas condições normais de temperatura e pressão ou, dentro de nossa realidade, a matéria apresenta-se em três diferentes possibilidades: sólida, líquida ou gasosa.  Não no mundo da mecânica quântica, onde o próprio conceito de matéria não encontra uma definição última.

Neste mundo bizarro das partículas de alta energia, trabalhando com temperaturas próximas do zero absoluto (-273,15K), experiências nos apresentaram 23 possíveis estados da matéria, que vão dos três nossos velhos, seguros e confortáveis conhecidos sólido, líquido e gasoso até o vigésimo terceiro, recém proposto pela equipe do respeitadíssimo físico Tigran Sedrakyan.

Vamos aos mais conhecidos.

Plasma:  é um estado da matéria semelhante a um gás, exceto que todas as partículas carregam uma carga elétrica.

Condensado de Bose-Einstein (BEC) ou quinto estado da matéria:  átomos e íons deixam de ser partículas separadas e colapsam em um único estado quântico que pode ser descrito usando uma única função de onda.

Superfluido: é um segundo estado líquido cuja viscosidade é igual a zero.

Condensado Fermiônico:  semelhante ao BEC, só que formado unicamente por férmions, como quarks e léptons.

Matéria Rydberg:  é um plasma condensado, resultante da excitação de íons.

Matéria Fotônica: interação de fótons e gás que pode ser traduzido como um “ganho” de massa aos fótons que lhes permite interação.

Condensado de Vidro Colorido:  quando as velocidades de núcleos atômicos aproximam-se daquela do líquido, fazendo com que os glúons nucleares organizem-se em uma determinada região.

Além desses, a mecânica quântica trabalha com conceitos do tipo Matéria Quark, Gota, Degenerada, Supervidro, Supersólido, Estado Quântico de Hall, Líquido de Rede de Cordas.

O estado de matéria proposto por Sedrakyan explora um dos mais selvagens estados quânticos, com foco na matéria quântica de forte interação.  O sistema quântico frustrado de Sedrakyan é alcançado através de um semicondutor de duas camadas, onde a proximidade interatômica origina o novo estado de borda quiral, onde o resfriamento da matéria até o zero absoluto, causa o congelamento dos elétrons em um padrão previsível e as partículas neutras de carga emergentes nesse estado giram no sentido horário ou anti-horário.  Mesmo que você esmague outra partícula em um desses elétrons ou introduza um campo magnético, não poderá alterar sua rotação.  O Estado de Borda Quiral pode ser aplicado na codificação de dados digitais de maneira tolerante a falhas!


Livros Planck E


Palavras Chave

  • estados da matéria
  • Tigran Sedrakyan
  • Condensado de Bose-Einstein
  • Condensado Fermiônico
  • Condensado de Vidro Colorido

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.