Artigo Prisma Planck E


Entalpia e Metávasi


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-07-03
Date modificação: 2023-07-03
Tempo de leitura: 00:01:07
Entalpia e Metávasi

“Não existe esta coisa de almoço grátis.”

Pierre Dos Utt

 

Bem, em que se considere um sistema isolado a caminho da entropia máxima, como o ser vivo afasta-se da morte (pelo menos, pelo maior tempo possível)?

“Comprando” metávasi (palavra grega que significa o processo transitório do individualismo para o cooperativismo) ou simplesmente alimentando-se.  Nós não comemos para viver.  Nós comemos para afastar a morte!

Todo ser vivo come e defeca.  As fezes de um ser são alimento para outro.  Então, basicamente, fundamentalmente, vencemos –ou pelo menos driblamos pelo maior período possível- a entropia máxima através de uma rede de interrelações.  De totalidades, dentro de totalidades, dentro de totalidades entre totalidades.

E a interrelação de ontototalidades (totalidades mínimas) que desabrocham em filototalidades (sistema de totalidades) ocorre no mais elementar dos níveis, mas está repleto de características individuais que só podem ser abordadas através da complexidade.

É exatamente na energia necessária às interrelações que encontramos o significado mais profundo de entalpia.

Quimicamente, entalpia é a energia envolvida em uma reação.  Não é a definição estática de energia potencial, mas uma transição, uma disponibilidade metaestável de algo prestes a ocorrer.

A ideia de “comprar” metávasi é quase uma poesia, no que se refere à energia cedida a uma interrelação, de modo a estabilizar o contexto.

Tomemos por exemplo o acidente nuclear de Fukushima.  Aconteceu um terremoto 7.3.  En seguida, um tsunami com mais de 30 metros de altura.  Depois, vários choques pós-terremoto.  Em projeções otimistas, a explosão dos reatores causaria a inabitabilidade de mais de um terço do território japones, afetando 50 milhões de pessoas.

Durante mais de 10 dias, a requipe local fez o impossível.  Sempre com educação, respeito e gentileza.  Os empregados da Tepco sabiam que morreriam e ainda assim, bombeavam água, buscavam alternativas, trabalhavam.  Lutariam até o momento da explosão em cadeia, que tinham certeza, aconteceria.  E lá permaneceram.

A razão pela qual o sistema estabilizou-se a a explosão não ocorreu nos é absolutamente desconhecida.

Entalpia e metávasi.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Fukushima Acidente Nuclear
  • entalpia
  • metavási
  • entropia máxima
  • ontototalidades

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.