Artigo Prisma Planck E


Economia + Deseconomia = Epi... O quê?


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-09-07
Date modificação: 2022-09-07
Tempo de leitura: 00:01:17
Economia + Deseconomia = Epi... O quê?

If you're going through hell, keep going.”

Winston Churchill

Em 2010, fui convidada a fazer parte do time de especialistas da ONU que auditam as empresas certificadoras de créditos de carbono. Mais do que honrada, aceitei. Os três mecanismos de flexibilização do Tratado de Kyoto, a Implementação Conjunta, o Comércio de Emissões e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo são –a meu ver- a prova viva da inteligência e inventividade do ser humano.

O primeiro período do TK vai de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2012, com suas metas, países e todo um arcabouço técnico que tinha por objetivo baixar –relativamente às emissões de gases de efeito estufa de 1990- médios 5,9% das emissões mundiais de GEE. Como o ser humano é um projeto lindo, mas que não deu certo, os interesses sempre (ou quase) são colocados acima do correto. A meta do primeiro período não foi atingida e o segundo período, que iria de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2020, foi apenas esboçado. Como resultado, toda aquela ossamenta perfeita caiu em um limbo do qual não saiu mais. Um amigo meu australiano, que também faz parte do grupo, costuma dizer que nós somos a orquestra do Titanic.

Em 2013, começamos a trabalhar a ideia de utilizarmos o conhecimento do grupo para continuidade do processo de garantir a qualidade dos créditos de carbono gerados no planeta, por novos padrões. Daí, foi simplesmente uma evolução, chegarmos aos créditos de vida (PREBIO), de minérios (PREMIN), de água (PREHYDRO), de hidrocarbonetos (PRECARB), de otimização de ciclos produtivos antrópicos (PRONER), além dos créditos de carbono PREFOR.

Evidentemente, para geração destes créditos, precisamos contabilizar Deseconomias –realidade que já era proposta por Adam Smith, na Riqueza das Nações- de modo a estabelecer um denominador comum que pudesse assegurar a monetização dessas Deseconomias.

Conseguimos.

Em 2014, o ZerO2Nature entra em operação. Economia e Deseconomia unem-se em uma única e gigantesca geradora de riquezas, a Epiconomia.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • epiconomia
  • deseconomia
  • nova economia
  • Adam Smith
  • Emissões GEE
  • riscos ambientais
  • economia verde

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.