Artigo Prisma Planck E


Sobre Contextos: ESG+


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-09-30
Date modificação: 2022-09-30
Tempo de leitura: 00:01:38
Sobre Contextos: ESG+

“Del senno dipoi n'è ripien le fosse.”

Os Investimentos Socialmente Responsáveis (SRI) têm sua origem no âmago do conceito de civilização mas, evidentemente, variam de acordo com o Zeitgeist.

Hoje, que estamos todos sentindo os efeitos das mudanças climáticas, os SRI ganham profundidade, com a adoção de novos e profundos critérios de caráter ambiental, social e de governança (ESG).

Se o SRI refere-se basicamente ao mercado financeiro e tem por fundamento o investimento que exclui certos tipos de indústrias de seus portfólios com base em aspectos morais ou éticos, o ESG amplia este leque a todos os segmentos produtivos do planeta; incluindo a relação da empresa com o meio ambiente.

Hoje o mercado financeiro percebe as empresas com forte aplicação nas áreas ambiental, social e de governança como melhor administradas e, consequentemente, investimentos mais seguros, de longo prazo.

Estamos vivendo a era do politicamente correto e, até que chegue o momento onde a ênfase esteja simplesmente no que é correto, há uma enorme e generalizada sensibilidade, no que tange a responsabilidade ambiental, social e de governança.

Há que se realçar o desconforto que o termo “politicamente correto” encerra, pois muitas vezes, existe uma grande dose de tirania hipócrita relacionada à expressão, com potencial de riscos de difícil gerenciamento. Assim, o ideal é trazer a abstração do politicamente correto a dados que possam ser cientificamente transformados em informação e conhecimento; com –por exemplo- a aplicação do Being Data.

O nome de uma empresa é seu bem mais precioso e, na era das mídias sociais, a proteção deste patrimônio passa –necessariamente- por um forte processo de esclarecimento de seus funcionários, de seus fornecedores e até mesmo da relação mais distante, porém de grande importância com seus clientes.

Este processo deve ser técnico-científico, deve ter base sólida e ações concretas, reduzindo –ao máximo- a interpretação pessoal ou subjetiva.

Ações claras e objetivas; métodos definitivos pautando estas ações, de modo a alcançar os objetivos e, principalmente, foco e discernimento o mais próximo possível da totalidade, no que tange à dicotomia certo-errado.

O programa governamental RENOVABIO, por exemplo. Não é apenas errado: é crime. No mesmo livro que expomos detalhes deste crime, com nomes, provas e contexto, apresentamos o que é certo: o ESG+, onde as ações são mensuráveis através de evidências objetivas. Se quiser conhecer melhor este produto da Planck E, leia:

Gerenciamento de Riscos no Mercado Verde

Um Estudo de Caso Sobre Greenwashing: O Programa Governamental Brasileiro RENOVABIO


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Renovabio
  • ESG
  • Zeitgeist
  • SRI
  • mudanças climáticas

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.