“Nós somos poeira de estrelas.”
Carl Sagan
Naquele célebre debate de 1975 com Ashley Montagu e uma série de outros cientistas, quando Carl Sagan disse que somos feitos de poeira de estrelas, o charme, carisma e inteligência do cientista nos levou a crer que ele estava simplesmente sendo romântico.
A verdade, é que somos literalmente poeira de estrelas.
Quanticamente, essa poeira, que chamamos matéria, divide-se em dois tipos de partículas: os quarks e os hádrons.
Os quarks combinam-se para formar prótons, nêutrons e mais uma centena de partículas de alta energia detectadas apenas em laboratórios.
Os hádrons são tudo aquilo que não é quark. Elétrons, neutrinos, e partículas de alta energia conhecidas como léptons. O que une léptons e quarks? Uma única característica: ambos tem spin 1/2., o que garante a participação de ambos no princípio de exclusão de Pauli.
Para complicar, tanto quarks quanto léptons encaixam-se na categoria de férmions. Isso, porque têm o mesmo spin. Os férmions podem apresentar-se como duas versões mais pesadas do elétron, o múon e o táuon. A estes, estão associados dois tipos de neutrinos e quatro quarks: top, bottom, estranho e charm.
Isso tudo, respeitando a exclusão de Pauli. No próximo artigo, as partículas que respeitam a exclusão de Fermi.
E no outro, o que tudo isso quer dizer!
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.