Artigo Prisma Planck E


Descartes e a Glândula Pineal


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-06-05
Date modificação: 2023-06-05
Tempo de leitura: 00:01:06
Descartes e a Glândula Pineal

“O surrealismo é destrutivo, mas destrói apenas

o que considera ser algemas limitando nossa visão.”

Salvador Dali

 

Em sua filosofia, René Descartes associa duas entidades antinômicas: a matéria, como a expressão da concretude da realidade e a consciência, como algo imaterial.

O dualismo de Descartes é um poço sem fim de problemas.  Por exemplo, como uma consciência imaterial se relacionaria com o mundo material, já que considera matéria e consciência como entidades antagônicas e dotadas de existência própria?

Como pensava e, portanto existia, a interface ocorreria em um ponto bastante específico do cérebro, que ele denominou glândula pineal.  Por seu intermédio, o espírito reagiria aos humores e paixões da carne.  E exatamente nesta glândula, residiria a possibilidade do homo elevar-se!

Os impulsos primevos, como o ódio ou o desejo residiriam nesta porção minúscula e –para o filósofo- completamente separados do corpo, que considerava uma máquina perfeita e totalmente submetida às leis da física.  Clássica, evidentemente.

Ainda que a consciência definitivamente não resida no endereço proposto por René, a dualidade mente-corpo, consciência-matéria ou a busca pela relação entre a relação entre o que somos (consciência) e o que temos (corpo), permanece.

E, se vamos julgar Descartes ridículo, por ter proposto algo do gênero, vamos ter que colocar muita gente extremamente inteligente, nesse barco, porque tudo reflete sempre o zeitgeist ou espírito da época.

Sigamos o exemplo socrático, melhorado pela poesia de Ezra PoundSei que nada sei.  Cheguei muito tarde à ignorância absoluta.

Humildade, é o nome do jogo.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • René Descartes
  • glândula pineal
  • zeitgeist
  • metodo socrático
  • Ezra Pound

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.