Artigo Prisma Planck E


Construindo A Teoria Quântica


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-11-06
Date modificação: 2023-11-06
Tempo de leitura: 00:01:04
Construindo A Teoria Quntica

“A dificuldade não reside tanto em criar novas ideias, mas em livrarmo-nos das antigas.”

John Maynard Keynes

 

Max Planck era extremamente conservador.  Tanto, que mesmo certo de que tinha encontrado algo na física comparável ao que Isaac Newton fez, tentou -durante dois anos- provar sua ideia errada.

Se a energia radiante só pode ser absorvida e emitida em quantidades mínimas, não há linguagem na física clássica, para defini-la.

É quando Planck olha para o céu.

Talvez nossa pequenez frente o Universo tenha lhe dado a coragem necessária para assumir que a luz não é um fluxo contínuo de energia, mas pequenas totalidades, pacotinhos de energia.

A mecânica quântica começa nesses pacotinhos:  os quanta.

A primeira conclusão?  A energia de um quantum de luz deve ser igual ao produto da frequência da luz pela constante de Planck.

O outro problema, é a catástrofe ultravioleta, onde o calor específico dos corpos sólidos–conduzia a valores compatíveis com a física Newtoniana a altas temperaturas e era frontalmente contra, a baixas temperaturas.

A mecânica quântica responde brilhantemente.  A luz é composta de ondas eletromagnéticas e/ou quanta de luz.  O fenômeno quântico explica as vibrações elásticas dos átomos em corpos sólidos e resolve a catástrofe ultravioleta.

O próximo grande passo, a explicação do modelo atômico, será dada por Bohr, em 1913.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • mecânica quântica
  • Max Planck
  • Isaac Newton
  • catástrofe ultravioleta
  • Niels Bohr

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.