Artigo Prisma Planck E


Consciência e a Realidade


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-05-31
Date modificação: 2023-05-31
Tempo de leitura: 00:01:03
Consciência e a Realidade

A maior aventura humana é o desenvolvimento da consciência.”

Tom Robbins

 

A mecânica quântica é desconfortável.

É difícil, surpreendente, plena de paradoxos.  E no entanto, funciona.  Mas, como seres humanos, estamos constantemente sendo chamados à estase, ou um gigantesco deixa como está, para ver como é que fica.

Se -por uma conjunção astral perfeita, imersa no hexagrama 24 do I Ching , embrulhada para presente pela mestra mor do Furoshiki- os físicos geniais do início do século XX dispuseram-se à tabula rasa, no mergulho profundo e assustador na filosofia que permite a mecânica quântica, seus sucessores fizeram exatamente o contrário e, quanto mais o tempo passou, mais alto falou a estase.

Firmemente compromissados com a condição de sei que nada sei, aqueles primeiros exploradores da mecânica quântica viram-se obrigados à compreensão daquilo que o Consensus  define como consciência.

Logicamente, chegaram a três níveis: a consciência grosseira, sutil e extremamente sutil; significativamente aprimorada por Paul MacLean, em sua teoria do cérebro triuno.

Entretanto, aqueles gênios não ficariam presos ao conforto da lógica aristotélica e trocando perspectivas, chegaram às definições de uma irrealidade consistente, onde a Flecha do Tempo é o repositório –em fluxo- de instantes de consciência; e de uma irrealidade inconsciente ou a apreensão metabólica do Consensus.

Para os materialistas, o ser humano não é mais do que um pacote de neurônios e a consciência, a propriedade que emerge da circulação dos sinais elétricos emitidos pelo pacote.

Para uma corrente específica de neurobiologistas, a interpretação da realidade (que sempre trato como Consensus) não é senão um reflexo das interações metabólicas do homo com seu ambiente e este reflexo, seria a consciência.

Para mim, a consciência é uma rede ultracomplexa, formada por padrões estáveis.

E para você?


Livros Planck E


Palavras Chave

  • mecânica quântica
  • I-Ching
  • Furoshiki
  • Paul Maclean
  • teoria do cérebro triuno

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.