Artigo Prisma Planck E


Consciência Social


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-11-01
Date modificação: 2023-11-01
Tempo de leitura: 00:01:03
Conscincia Social

“Se a tua consciência social está emperrada em 1975, 2024 vai ser bem difícil.”

John Scalzi

 

Uma Teoria da Consciência que possa realmente ser definida como tal haverá de explicar como evolvemos de uma condição senciente, onde dividimos processos cognitivos com os demais organismos, para a capacidade de reflexão, de formação de julgamento; de criarmos crenças e autoconsciência.

Evidentemente, essa teoria partiria do princípio onde a consciência humana não se restringe à biologia e sim, evolui a partir da complexidade das interrelações não apenas com outros seres humanos, mas com a inteireza da teia da vida.

Hoje, as explicações ao fenômeno da consciência baseia-se quase que exclusivamente na relação entre mente e corpo do indivíduo.

Contrariando frontalmente Aristóteles, que sabiamente colocou que o todo é maior do que a soma das partes, o foco do entendimento da consciência está hoje no funcionamento do cérebro.  Com este tipo de individualização, é evidente que se perde a totalidade das interrelações de mente e corpo com outras mentes e outros corpos.

E a obviedade da comunicação entre organismos como fator preponderante no desenvolvimento da complexidade destes reside exatamente no surgimento do homo:  não pode ter sido um primeiro, não pode ter sido um bebê.

Cientificamente, é apenas da complexidade das interrelações que coordena –nos mais diversos arranjos- as potencialidades, possibilidades e probabilidades que é permitida a ocorrência.  Seja de uma flor, seja de um homo.

E o molde, encontra-se na consciência social.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • consciência social
  • teia da vida
  • John Scalzi
  • interrelações de mente e corpo
  • Humberto Maturana

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.