Artigo Prisma Planck E


Como Funciona o Sol?


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-04-14
Date modificação: 2023-04-14
Tempo de leitura: 00:01:04
Como Funciona o Sol?

“O brilho do Sol é o que busco.”

Winston Churchill

 

Existe uma relação direta entre a energia cinética e o choque por ela provocado na partícula incidente.

Para fluxos de energia cinética inferiores a 10.000 eletrovolts-eV, a seção de choque é muito pequena, pois que ocorre a penetração da barreira coulombiana.

No interior do Sol, ocorrem reações deste tipo todo o tempo e, ainda que aconteçam a taxas de produtividade extremamente baixas, as fusões nucleares solares são extremamente eficazes, dada a imensa massa da estrela.

E este é um dos problemas mais difíceis de se sanar, quando pensamos em reatores de fusão nuclear para produção de energia na Terra: a penetração da barreira coulombiana teria que ser muito mais expressiva e, neste caso, a temperatura no interior do reator teria que ser –no mínimo- igual a 10.000.000K, que é a temperatura média do Sol.

A massa de nossa estrela é tão grande, que seu campo gravitacional naturalmente produz este contenedor.

A fusão térmica eficiente que observa-se nas estrelas é resultado do equilíbrio entre prótons, nêutrons, pósitrons, antineutrinos e radiação gama, imediatamente após o Big Bang.

A fusão de dois hidrogênios produz o gás nobre e estável hélio, que ocupa hoje cerca de 10% do espaço interestelar e o aumento da densidade deste gás leva à aglomeração cada vez maior de matéria, até que haja atração gravitacional suficiente para garantir a estabilidade da aglomeração.  Quando a temperatura do núcleo ultrapassa os 100.000K, ocorre a ionização completa dos átomos de hidrogênio, formando um plasma de prótons e nêutrons.  Ao superar os 10.000.000K, o movimento dos prótons é tal, que a energia cinética permite a penetração –ainda que a baixas taxas- da barreira Coulombiana.

E um Sol nasce.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • energia cinética
  • barreira Coulombiana
  • reatores de fusão nuclear
  • fusão térmica eficiente
  • plasma de prótons e nêutrons

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.