“Independentemente do ponto de vista, é muito fácil notar que
O darwinismo não está na mesma categoria que as ciências exatas.”
William A. Dembski
Eu me perco.
Muito, sempre. Perco-me de modo a causar constrangimento. E quando percebo aquele risinho de mofa, no observador de minha total incapacidade de coordenar os pontos cardeais (ou seguir um mapa), pergunto: “-Você sabe calcular temperatura de estrelas?”
É final. Não há mudança mais rápida de atitude.
A temperatura, é muito difícil, mas consigo explicar como calculamos a distância, de estrelas.
Todo mundo sabe que o tamanho de um objeto diminui com a distância. Sabemos também que a velocidade com que nos movemos influi na percepção da velocidade que observamos nos objetos; tanto os móveis como aqueles imóveis. Sim, é o que diz a Teoria Geral da Relatividade.
Pois bem. Conforme a distância aumenta, menores nos parecem o próprio objeto e sua velocidade. Para calcular a longitude da Lua, medimos sua posição em relação a nós e solicitamos a algum amigo que mora bem longe que faça o mesmo. Com o conhecimento destes dois lados do “triângulo” (a nossa medida até a lua e a de nosso amigo distante), tomando a diferença entre esses dois pontos e podemos dizer que a Lua dista 384 mil quilômetros da Terra.
Este cálculo, batizado de paralaxe, nos permite estabelecer a distância relativa da Terra face aos planetas e estrela de nosso sistema solar; mas a mais próxima das estrelas está distante demais, para podemos usar este método.
Para sabermos quão longe está uma estrela, tomamos como base de nosso triângulo, o diâmetro da órbita da Terra. Então, observamos –por exemplo- Alfa Centauro hoje e daqui a seis meses. Relativamente às observações que fizemos nos pontos opostos da órbita da Terra, constataremos uma pequena diferença. A paralaxe de nossa estrela vizinha é menor do que um segundo de um grau. Aplicando a trigonometria, aferimos que entre nós e Alfa Centauro, há uma distância de 4,3 anos-luz.
É isso. Se a distância não é tão simples, saber calcular a temperatura de estrelas põe fim a qualquer complexo de inferioridade!
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holÃstica, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.