“Mas para alcançar o estupendo, é justamente o impensável que deve ser pensado.”
Tom Robbins
Para Aristóteles, ontológico é aquilo que define a abordagem macro do ser humano. Para Heidegger, o contexto aristotélico é ampliado, abrangendo as múltiplas facetas de um ser humano.
Na mecânica quântica, o universo é concebido da necessidade. Uma necessidade. Qualquer necessidade que, a partir da existência, passa e ser em um contexto plenamente estocástico. E é exatamente dentro destas infinitas possibilidades que a criatividade faz-se necessária.
A primeira dúvida à qual a criatividade dirige-se é: aquela necessidade primeva é realmente destituída de causa? E essa dúvida é ainda mais complexa, porque foge à dicotomia: a matéria, as partículas iniciais fogem completamente à causalidade linear.
É simplesmente para botar ordem no galinheiro que o conceito de chance ontológica é postulado. Onde as infindas probabilidades de manifestações são enfeixadas; são contextualizadas em interrelações. O ponto onde a criatividade é domada e a espontaneidade, ignorada.
Na concepção de princípio organizador, escolhemos um caminho que leva à dicotomia, que leva ao Consensus. Aí abrimos mão das interrelações de infinitas possibilidades providas pela criatividade.
A partir daí, somos computadores orgânicos, com inteligência artificializada pelos inúmeros zeros e uns. Tantos, que confundimos as interrelações da maldição dicotômica com complexidade.
O que nos ameaça não é a inteligência artificial, mas a artificialidade de nossa inteligência.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.