Artigo Prisma Planck E


Certo e Errado


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-09-28
Date modificação: 2022-09-28
Tempo de leitura: 00:02:06
Certo e Errado

“O errado não deixa de ser errado porque a maioria participa dele.”

Lev Tolstoi

Em 1969, a brilhante psicóloga junguiana Marie-Louise Von Franz, proferiu uma série de palestras no Instituto Carl Jung, em Zurique. Estas, foram transformadas no livreto Adivinhação e Sincronicidade.

Há 50 anos, a academia estava ainda sob a positivíssima influência dos físicos do início do século XX, o que acabou abrindo vigorosamente as perspectivas nas mais diversas áreas de pesquisa científica e as palestras de Von Franz não poderiam ser mais inspiradoras. Na primeira, por exemplo, ela nos apresenta a lógica por trás do I Ching: enquanto os ocidentais pensam linearmente, o que leva à adivinhação, os chineses pensam em aglomerados de eventos, o que leva à sincronicidade. Eu li em algum lugar que os chineses e japoneses se recuperam com muito mais facilidade de um AVC por usarem equilibradamente os dois hemisférios cerebrais. Até mesmo os caracteres de sua escrita são como uma pedrinha arremessada velozmente sobre a superfície de um lago. A cada toque, ela forma círculos, que formam círculos, que se interconectam, formando círculos. Enquanto o pensamento causal (linear) limita-se a possibilidades em um tempo contínuo, onde a causa vem antes do efeito, o pensamento sincronístico congrega eventos e, consequentemente, o tempo se resume ao instante em que a possibilidade que foi avaliada da conjunção destes eventos tornando-se probabilidade, desabrocha na ocorrência. Os chineses não separam eventos físicos dos psicológicos.

Ao questionar o que é provável que ocorra simultaneamente, é essencial ao pensamento sincronístico observar os aspectos físicos e psíquicos da realidade. Como se fossem uvas ao alcance, podemos colher um grão religioso, onde –em sua maioria- as religiões do oriente abominam o ego; um grão filosófico, onde as filosofias orientais tratam de ciclos; um grão que avalia contextos, o que propicia a sincronicidade e chegamos ao “momento crítico,” onde o Tempo só tem a importância instantânea, a possibilidade que se transforma em probabilidade é previamente avaliada física e psiquicamente, onde o I Ching tem o papel de sintetizador -levado a sério pelos orientais- dos lados psíquico/emocional/espiritual.

Os chineses acreditam que existe um ritmo básico na Natureza, que a energia está constantemente em fluxo e, consequentemente, não há o que se quantificar, sendo a qualidade o parâmetro que se busca, o Lo-Shu.

Isso tudo, para dizer que nenhum povo leva tão a sério a questão da harmonia como os chineses. Para eles, a virtude consiste em fazer o certo na hora certa e a ética é emocional, não intelectual. Mas, ética refletir um sentimento? Que educação absolutamente fantástica você deve ter para ser ética, e não tê-la?

No Brasil de hoje, onde corrupção e ignorância não encontram limites, existe um programa de governo que gera falsos créditos de carbono e é reserva de mercado. Como? A bancada política do homem mais poderoso do país, aliada à vexaminosa postura de cientistas e imprensa também por ele comprados e um total desgoverno perpetuam nosso complexo de inferioridade, nosso DNA de Brasil-colônia.

Quem sabe que o RENOVABIO é crime? Todo mundo. Se você quiser conhecer os detalhes do crime, com nomes e provas, leia meu livro:

Gerenciamento de Riscos no Mercado Verde

Um Estudo de Caso Sobre Greenwashing: O Programa Governamental Brasileiro RENOVABIO

Você vai indignar-se. Pelo menos, é o que espero.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Renovabio
  • corrupção
  • ética
  • sincronicidade
  • créditos de carbono
  • pensamento sincronistico
  • I-Ching

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.