“-Hesitação, um discurso imprecise são as maiores
causas de doenças mentais em seres humanos.
-Hã?”
Tom Robbins
Quando a mecânica quântica aparece, com suas probabilidades e qualidade de dados, ao invés de quantidades e ocorrências da física clássica, ela destrói o determinismo da relação entre causa e efeito.
Por exemplo, fica muito difícil considerar a desintegração quase instantânea de partículas de alta energia como algo totalmente atribuído à sorte.
Dentro de nossa abordagem aristotelicamente dicotômica da realidade, oscilamos entre a necessidade e a sorte. Para a hermética filosofia que fundamenta a mecânica quântica, é no movimento deste pêndulo que surge a criatividade.
E seguindo com o exemplo da desintegração das partículas, este efeito ocorreria sem que houvesse a necessidade de uma causa ou simplesmente desconhecemos qual esta seria?
É aí que voltamos ao tema da chance ontológica, já anteriormente explorada.
O que definitivamente não existe no efeito “desintegração de partículas” é linearidade e sem ela, não há Flecha do Tempo.
Na chance ontológica, probabilidades de ocorrências são enfeixadas; são contextualizadas em interrelações. Nós realmente perdemos o pé nessa abordagem que estava indo tão bem, quando insistimos na Flecha e não na Frequência do Tempo. É onde a criatividade é domada e a espontaneidade, perdida.
Talvez, se focássemos a Frequência do Tempo, no contexto observado, encontraríamos o princípio organizador, aquela ilha ordenada , ou o santo graal que vai descortinar a ponte entre o Caos e a Complexidade. É isso que propomos, no Omphalos.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.