Artigo Prisma Planck E


Caine vs. Mutiny


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-10-09
Date modificação: 2023-10-09
Tempo de leitura: 00:01:04
Caine vs. Mutiny

“Politicamente correto é a linguagem da covardia.”

Billy Connolly

 

O filme The Caine Mutiny, de 1954 é um primor.  Os diálogos inteligentíssimos e Humphrey Bogart sendo o próprio, em toda sua pompa e circunstância.  Trata-se da corte marcial de um oficial que, sob altíssimo stress, quebra a cadeia de comando e assume o vaso de guerra, temendo seu naufrágio dadas as insensatas ordens de seu superior.

Mas sua reedição, de 2023, é excepcional.  Kiefer Sutherland é magistral, na interpretação do paranóico e covarde Phillip Queeg.

Há quase 80 anos, Adorno e Horkheimer escreveram a Dialética do Esclarecimento.  Entre absolutamente chocados e visceralmente envergonhados com os resultados então recém conhecidos do extermínio de 6 milhões de judeus, os filósofos tentam compreender –e explicar-  o que leva o homo a comportar-se como uma besta-fera.

Em determinado ponto, eles dissertam sobre a mediocridade, como zeitgeist.  E dizem:  Ao ratificar com refinada astúcia a demanda por porcarias, inaugura-se a harmonia total.

E é exatamente isso, que o diretor William Friedkin demonstra, com a sutileza típica dos grandes talentos.

Enquanto o filme original é chapado, certo e errado, sua reedição é um retrato da mediocridade que assola o mundo.  O soldado sujeito à corte marcial é um Edward Snowden.  Incompetente, medíocre mas profundamente ciente da possibilidade de seus quinze minutos de glória.

O advogado que o defende, é um exemplo de um cérebro brilhante aprisionado em uma mente covarde.

No final, tudo o que precisamos é de um bode expiatório.  E este é o escritor capitalista, apresentado como um oportunista, que faz dinheiro com a desgraça dos outros.

Se tem um personagem justo, coerente e imparcial é Luther Blakely, presidente da corte.  E como a vida imita a arte, o papel é desempenhado pelo saudoso Lance Reddick, morto há alguns meses.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • The Caine Mutiny
  • Dialética do Esclarecimento
  • Kiefer Sutherland
  • Humphrey Bogart
  • William Friedkin

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.