Artigo Prisma Planck E


Bill Murray e o Omphalos


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-03-06
Date modificação: 2023-03-06
Tempo de leitura: 00:01:15
Bill Murray e o Omphalos

"Você não escapa da responsabilidade de amanhã evadindo-a hoje.”

Abraham Lincoln

 

Depois de uma vida dedicada ao estudo do tempo, cheguei ao Omphalos.

A partir do momento em que Pedrinho Australopitecus levanta a cabeça e vê aquele céu imenso e pontilhado de luzes, uma tecla em sua alma altera sua relação com a existência.

Dali em diante, tudo nos intriga.  Por que estamos aqui, de onde viemos, para ond3e vamos, a morte é o final de tudo?

Dali em diante, queremos desesperadamente conhecer o futuro.

Começamos com as entranhas de animais, as oferendas de todo tipo e horror, para apaziguar os deuses.  Passamos às folhas de chá, borra de café, leitura de mãos, chegamos ao tarot.  Oráculos, pitonisas, adivinhos.

Adivinhos, porque quando buscamos conhecer o futuro simplesmente com as informações do passado e do presente, adivinhamos.  E o fazemos na Flecha do Tempo, com resultados pífios.

Os orientais ampliaram o horizonte de eventos.

Ao invés do pensamento suilogístico que herdamos de Aristóteles, os orientais desenvolveram um pensamento sincronístico, baseado na contextualização de eventos.  A sincronicidade, que encontra no I Ching sua forma máxima de expressão, evolve da linha para o plano, ainda da Linha do Tempo.

No entanto, a vida é tridimensional.

No Omphalos, contextualizamos eventos levando em conta sua amplitude, totalidade e cenários (potenciais, possíveis e probabilísticos) dentro da Frequência do Tempo.  Com isso, buscamos levar a entropia a zero.

Exatamente como no filme Feitiço do Tempo, onde Bill Murray pisa na poça d’água até que sabe a poça.  E a evita.

A repetição do mesmo dia redunda na diminuição da entropia -ou ignorância do personagem- e reduz enormemente a zona onde a probabilidade decai em ocorrência.  Na mecânica quântica, dizemos que a função de onda é quântica e seu decaimento (ou a ocorrência) cruza a barreira da física clássica, tornando-se realidade. Colapsa.  Sim, colapsa porque não entendemos como se dá essa mudança.

Humildemente, o Omphalos poderia transformar o colapso em ponte.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • flecha do tempo
  • Omphalos
  • Feitiço do Tempo
  • pensamento sincronistico
  • Linho do Tempo

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.