Artigo Prisma Planck E


Big Bang: Sério?


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-11-27
Date modificação: 2023-11-27
Tempo de leitura: 00:01:07
Big Bang: Sério?

“Para alcançar o impossível, precisamos do impensável.”

Tom Robbins

 

Um dos meus artigos mais lidos no Prisma é O Muro de Planck.  Provavelmente, porque falo sobre o tempo do genial cientista dentro de uma possibilidade altamente restrita:  se houve um Big Bang, então este é o seu tempo.

Ou seja em dado cenário –com o qual eu não preciso concordar- essa é minha conclusão.  Esta é a postura de Max Planck com relação ao Big Bang.  Dele e de todos os grandes da física.

Ok, concordo:  Stephen Hawking foi além e propôs singularidades alternativas, de Big Bang e Big Crunch.  Mas simplesmente porque era um gênio.  A diferença entre físicos teóricos geniais e o restante da humanidade remete à singela história de como surgiram os deuses do Olimpo que, se non è vero, è bene trovato, como dizem os italianos.

Conta a lenda, que uma comunidade de pessoas bem educadas, extremamente sofisticadas e com hábitos higiênicos e alimentares comparáveis aos de hoje viviam completamente afastadas do povo, em um ponto alto do Monte Olimpo que, com seus quase três mil metros de altura era proibido, para os gregos.  Em algum desses momentos de sincronicidade, um camponês sobe um pouco mais o monte; enquanto uma jovem da comunidade sofisticada está descendo além dos limites.  Estão criados os deuses.

Os físicos teóricos geniais propõem cenários.  Não se trata de uma descoberta ou de uma epifania.  Trata-se de exercício da imaginação e, dentro desses cenários, buscam corroboração.  Tudo teórico.

O problema do Consensus, muito próximo do camponês que vê a beldade, é a necessidade de sair de uma vidinha comum.

Assim, acreditamos –cientificamente- que algo, do tamanho de uma bola de gude explodiu, há 14 bilhões de anos e criou o tempo, o espaço, o Universo.  Não pergunte o que vinha antes, pois a lógica diz que, se não havia nada antes, não havia referência.

E vamos daí.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • O Muro de Planck
  • Max Planck
  • Stephen Hawking
  • Consensus
  • Deuses do Olimpo

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.