“A realidade vem nos mais diversos sabores.”
Steven Magee
L’Être et Néan, como todos os livros de Sartre (para mim) é denso, difícil e estranhamente refrescante. Evidentemente, o li aos 18 anos, morando em Paris em uma fase bem para lá de existencialista.
Com o tempo, a mecânica quântica e a impressionante safadeza enraizada na ignorância que impera no Brasil de negócios e política, as arestas de meu existencialismo foram arredondadas e isso não é necessariamente mal, se tomarmos aquela suavizada pelos biólogos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana e pelo físico teórico norte-americano Geoffrey Chew.
Por caminhos diversos, com origens totalmente diferentes, Chico, Beto e Geoff imaginam –para ser fiel a Sartre- a inexistência de uma realidade externa. Evidentemente, se assim for, não há eu. No máximo, existo nodo funcional.
E lembrei de um artigo que escrevi não faz muito tempo, que tenta explicar porque as plantas não tem cara.
Se tudo o que existe é uma imensa, intensa e complexa rede neural, é dentro dela que criamos histórias para nós mesmos, os nodos funcionais. E isso ficou tão forte, que demo-nos cara. Concedemo-nos alma. Sofisticamo-nos tanto a ponto de propor a inteligência artificial.
Enquanto tudo o que sou, é um nodo funcional?
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.