Artigo Prisma Planck E


A Autenticidade na Ciência


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-04-24
Date modificação: 2023-04-24
Tempo de leitura: 00:00:58
A Autenticidade na Ciência

“Não é por estar nu que você é sexy.

Não é por ser cínico que você é o cara.”

Tom Robbins

 

Benoît Mandelbrot era um gênio.  Como judeu e produto da 2ª Guerra Mundial, não teve uma formação acadêmica tradicional e, mesmo assim, provou ao reitor da Ecole Polytechnique de Paris que a ela pertencia.

Apesar de ter descoberto a matemática que explica a vida, Mandelbrot jamais foi agraciado com um Nobel.

Por quê?

Antes de mais nada, porque Benoît era um enfant terrible.  Cínico, mordaz e extremamente crítico, Mandelbrot não adequava-se ao ambiente acadêmico.  Mercurial, cheio de si (com toda razão) e arrogante, entendia que, uma vez apresentada a ideia que tinha em mente, não haveria necessidade de burilá-la, sofisticá-la.  E muitas vezes, quando alguém tentava compreender em profundidade, suas propostas, simplesmente se calava.  Não por que não as pudesse explicar, mas tão somente por um tédio ancestral, que lhe preenchia a alma.

E a Academia não perdoa.

Classicamente, uma teoria física só é válida quando há a confirmação matemática e vice-versa.  No entanto, os maiores gênios da física não faziam senão pensar e, ao concluir tais pensamentos, um novo e sólido arcabouço se havia formado.

Os gênios não precisam de validação.  Precisam de confiança e suporte de uma comunidade que nem sempre os compreende.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Benoit Mandelbrot
  • Premio Nobel
  • gênios da academia
  • gênios da física
  • Max Planck

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.