Artigo Prisma Planck E


A Origem dos Elementos


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-04-10
Date modificação: 2023-04-10
Tempo de leitura: 00:01:03
A Origem dos Elementos

“O Cosmos está dentro de nós.

Carl Sagan

 

A reação mais importante que se dá na Terra, é a fusão.  O processo consiste na formação de um núcleo estável a partir de dois núcleos de baixo A.  Hã????  Baixo A?  Vamos lá:  os núcleos com valores A baixos são aqueles que possuem vasta superfície, quando relativas a seus volumes; o que lhes garante grande estabilidade.

Um excelente exemplo desta estabilidade é o sol, onde o movimento térmico advindo das fusões de núcleos de baixo A garante a produção de energia. 

Dentro da teoria mais aceita atualmente, este processo tem início em um período de compressão de nêutrons até um ponto de densidade extrema, onde acontece o Big Bang, que origina um universo eletricamente neutro.

Com o passar do tempo, o efeito Doppler e temperaturas muito altas abalam as estruturas fundamentais destes nêutrons, que transforma-se em prótons, elétrons, pósitrons, antineutrinos e radiação gama.

É na distribuição do equilíbrio a altíssimas temperaturas e por um breve intervalo de tempo, antes da expansão do Universo, que o hélio se forma; enquanto o hidrogênio origina-se no decaimento β dos nêutrons iniciais em prótons.

A partir da expansão, uma fusão térmica ultraeficiente, em um ambiente de densidade tão pequena quanto 1 átomo por cm3.  É neste ambiente que a combinação de hidrogênio (89%) e hélio (10%) origina elementos químicos.

As estrelas?  A flutuação na densidade do gás primordial, onde seu aumento promove a aglomeração, e a estabilidade decorre do aumento da massa aglomerada através da atração gravitacional, que promove o aumento da pressão e da temperatura que, ultrapassando os 10.000.000K (dez milhões de graus Kelvin) propicia a fusão dos prótons em um dêuteron.

Um dêuteron, é a garantia de que ali, nasce uma estrela.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • fusão nuclear
  • núcleos de baixo A
  • Big Bang
  • efeito Dopler
  • dêuteron

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.