Artigo Prisma Planck E


A Natureza da Luz


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-05-26
Date modificação: 2023-05-26
Tempo de leitura: 00:02:05
A Natureza da Luz

Estamos nesta vida para ampliar a alma, liberar o espírito e iluminar o cérebro.”

Tom Robbins

 

Dentro da ortodoxia científica, luz é uma onda eletromagnética transversal que o metabolismo humano é capaz de processar, através da visão.  Como rigorosamente tudo que a ciência contempla, a regra, clara e parametrizante, nos é dada por Heisenberg: o mundo que percebemos não é a Natureza mas a nossa apreensão da Natureza.

Segundo o Princípio da Incerteza, também de Werner Heisenberg, a depender do conjunto observador e instrumentos, a luz manifestar-se-á como onda ou como partícula.  Como onda, conseguimos estabelecer seu comprimento e frequência, cujas variações nosso metabolismo percebe como o espectro de cores.  Como partícula, caracteriza-se por sua energia.

O que não acontece nunca ou, fiel à minha escola na mecânica quântica, o que nunca ocorreu –até agora- é um fóton apresentar-se como onda e partícula.

Divagando um pouco pelos tortuosos caminhos da perspectiva filosófica da mecânica quântica, o que aparece como luz e desaparece; o que aparece como partícula e desaparece.  Tais fenômenos são reais ou artificiais?  Poderíamos tratá-los como reflexos e neste caso, há realidade, na reflexão?

E daí, somos arremessados à sempre difícil definição de uma realidade intrínseca da partícula, dada sua efemeridade.

A luz.  Dada sua dicotômica manifestação, podemos determinar a natureza da luz?  A primeira coisa que me ocorre, na elaboração de uma possível resposta, é se essa natureza existe.  As características que até agora pudemos observar, nas partículas de alta energia são conjuntos de interrelações que apreendemos dentro de nosso espectro metabólico ou o fóton –por exemplo- existe para além de suas propriedades?

Esclarecendo:  a luz que definimos como tal, possui a propriedade de manifestar-se como onda ou partícula da mesma forma que –supostamente- a alma habita o corpo?

Se o fóton e suas manifestações são coisas distintas, sim.  E daí, entramos em uma seara que necesssariamente contempla a epiciência.  E essa seria uma possibilidade de definição de sua natureza.

Se o fóton é suas manifestações, então as interrelações de fótons sem identidade e intercambiáveis tramam a urdidura do que conhecemos por luz.  E essa seria uma possibilidade de definição de sua natureza.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Heisenberg
  • princípio da incerteza
  • mecânica quântica
  • onda e partícula
  • natureza da luz

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.