“Somos criaturas frágeis, e é desta fraqueza, não apesar disso,
que descobrimos a possibilidade da verdadeira alegria.”
Desmond Tutu
Se houver uma ligeira mudança na velocidade de Plutão, ele pode bascular e sua órbita, passar de regular a caótica. Independente de sua demoção da condição de planeta.
Na física clássica, o sistema solar é, provavelmente, a expressão máxima de uma máquina bem oleada. As leis deterministas, em toda sua rigidez, encontram um momento enlevado de certeza, ao comtemplá-lo.
Mas não foi sempre assim. Pior: ninguém pode garantir que será. No próximo instante, ou no próximo, ou no próximo.
Isso, porque a impossibilidade nunca está muito distante de sua contraparte.
Depois de alguns milhões de anos de órbitas caóticas, os planetas de nosso sistema encontraram a harmonia. No entanto, a genialidade de Newton levou-o a uma conclusão estonteante. Essa harmonia toda repousa sobre a mais frágil instabilidade.
Para sua física, nenhum efeito pode ocorrer sem causa, mas as causas e suas possibilidades de interações são exponenciais, o que impossibilita a linearidade.
E foi Newton quem propôs, pela primeira vez, a relação entre causa e imaginação.
O que nos remete a Le Verrier.
O astrônomo francês que descobriu Netuno, fez o caminho de volta. Ele calculou a relação entre a gravidade do sol (274m/s2!!!!), sua distância e efeito sobre os planetas. A partir daí, inferiu que deveria haver um oitavo planeta.
E fez-se Neturno.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.