Artigo Prisma Planck E


A Memória do Mundo


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-09-06
Date modificação: 2023-09-06
Tempo de leitura: 00:01:04
A Memria do Mundo

“Memória é o tesouro e guardiã de todas as coisas.”

Marcus Tullius Cicero

 

Ainda que transitando por gelo muito fino, acho que podemos concordar que percebermos um objeto externo, no presente, não pode ser classificado simplesmente como uma criação nossa.

No entanto, o conjunto, a complexidade de nossa percepção do mundo é o resultado da acumulação atávica de padrões estáveis, desde tempos imemoriais.  Foi vovô Pedrinho Neandertal que percebeu a dor causada pela topada naquela rocha primeva.

Coerentemente com o dilema da galinha e do ovo, a constante reiteração do padrão rocha-topada é o que lhe dá estabilidade.  Principalmente, quando todos nós (ou quase, para não entrar nas extremidades burras) percebemos e reforçamos estas mesmas interrelações que, assim, ganham complexidade, estabilidade e materialidade.

Se a mecânica quântica nos garante que nada existe em si, nossos metabolismos hão de ser extremamente maleáveis, para conjuminar eventos disparatados sem excluí-los.

Acho interessantíssimo observar que diferentes espécies, com arranjos metabólicos totalmente diferentes, percebem.  São diferentes irrealidades, para todas as demais espécies e somente para aquele determinado complexo metabólico, a percepção é real.

Olhe bem para a profundidade disso:  a interpretação do que uma planta percebe é uma louca irrealidade para nós, ainda que estejamos falando de um mesmo raio de sol.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • mecânica quântica
  • padrões estáveis
  • dilema da galinha e o ovo
  • Marus Tullius Cicero
  • complexo metabólico

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.