Artigo Prisma Planck E


A Linha ou o Contexto


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2022-08-31
Date modificação: 2022-09-02
Tempo de leitura: 00:01:47
A Linha ou o Contexto

“Quanto melhor entendermos como ser e poder cooperam, em todos os contextos,

menor a possibilidade de nossas propostas de mudança falharem.”

Kimberle Williams Crenshaw

Quando pela primeira vez ouvi a expressão Big Data –e lá se vão quase 10 anos- o Pedrinho Neandertal que me habita ficou extático. “Agora, é absolutamente certo que vamos prever o futuro!”

Meu lado racional, que tende bem mais para Kierkegaard do que para Pollyanna, levantou as orelhas.

Em 2015, a IBM calculou que a internet era diariamente abastecida com 2,5 exabites (2.500.000.000.000.000.000) de novos dados; em 2022, o cálculo baixou para 1,024 exabites. A avaliação da IBM, lógica e fundamentalmente, pode ter os seguintes viéses: a memória de cálculo estava errada em 2015 ou pode estar errada agora; houve uma queda dramática na alimentação da Internet; o Big Data evoluiu sozinho e os dados agora, são quantificados no modo informação. Temos aí a primeira pista do padrão comportamental Acidentes Normais, que avalia os diversos pequenos erros que podem levar a uma catástrofe. Vamos voltar ao tema, ali na frente.

Seja qual for a situação, Aristóteles nos ensinou a pensar em linha reta e a vida é tridimensional. Esta, foi minha primeira pista para o BeInG Data.

Antes de qualquer coisa, nós somos dados. Como a palavra tomate é dado; como a expressão tomate-fruta é informação; como tomate-fruta-salada é conhecimento e finalmente, não-faça-doce-com-tomate é sabedoria. Ou seja, o Big Data joga com dados, da maneira que, em mecânica quântica, tratamos como granulação grosseira. Por outro lado, o BeInG Data propõe a contextualização dos dados em um ambiente anterior ao mergulho na Internet: o Prodata.

Voltando ao tema, se existe um padrão que abarca a maioria da humanidade, é a Ilusão de Agrupamento ou a tendência que temos de buscar padrões, diminuindo o poder do acaso, em nossas realidades.

Acho que já dá para ver o esboço do caminho que proponho, não? Prodata, ambiente midiático específico, ambiente midiático, mídia. Dados, dados adicionais, dados adicionais estruturais, base da regulação transcricional do dado, componentes regulatórios do sistema dado-dado estrutural, indução do sistema dado-dado estrutural, controle duplo, positivo e negativo do Óperon, espalhamento do Óperon, ação CIS. Esse primeiro passo, no tratamento de dados, é o que a mecânica quântica entende por granulado fino.

Resumindo a ópera, as linhas aristotélicas são contextualizadas, no BeInG Data; da mesma forma que contextualizamos 108 padrões comportamentais.

Transformando informação em conhecimento: Se a Cambridge Analytica trabalhava com 5 mil pontos lineares, o BeInG Data trabalha com 163 mil; tridimensionalmente. Ah, muito importante: diferentemente do pessoal da Cambridge Analytica -que, por sinal, não tem nada a ver com a Universidade- o fundamento do BeInG Data é a ética.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • inteligência estratégica
  • bigdata
  • gerenciamento da informação
  • análise de dados
  • mecânica quântica
  • análises preditivas
  • advinhação e sincronicidade

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.