Artigo Prisma Planck E


A Linha Invisível


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-09-04
Date modificação: 2023-09-04
Tempo de leitura: 00:01:02
A Linha Invisível

“Dogmatismo e ceticismo são ambos, em certo sentido, expressões

absolutas de filosofias; um tem certeza de saber, o outro de não saber.”

Bertrand Russell

 

Para os índios Tewa, do Novo México, as terras ao redor do Rio Grande são o centro do Universo.

Do centro da Terra, parte um lago que aflora na superfície, trazendo consigo os primeiros habitantes que, dali, partem em todas as direções, para explorar o mundo.

Depois de um tempo, estes pioneiros voltam à origem e a troca de experiência leva à constatação de que existia apenas uma área pequena e –convenientemente- quadrada em todo o mundo selvagem e hostil, que poderia ser habitada.

Essa área, é demarcada pelas quatro montanhas que, a partir de então, passam a ser sagradas: os picos Chicoma e Sandia, parte das montanhas Jemez; o pico Canjilon, ao norte e o pico Truchas, nas montanhas Sangre de Cristo.

Esta pequena área, no que hoje é o Novo México, seria o paraíso terrestre determinado pelos deuses, onde seria garantido ao homo uma vida de harmonia.

Para os índios Matis, da Floresta Amazônica, é a casa comunal o centro do Universo, da paz e da harmonia. E o Shobo deve sempre ficar a montante do rio.

Há 14,5 bilhões de anos, algo do tamanho de uma bola de gude explodiu.  Antes dela, não havia tempo ou espaço e com ela, nasce a ciência contemporânea.

Todas as nossas mais loucas elocubrações tornam-se dogmas cientíticos, se me permite o oxímoro, quando corroboradas por interrelações que nascem desta explosão.

Como os conheço, prefiro a poesia dos Matis.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • índios Tewa
  • Rio Grande
  • centro do universo
  • Chicoma e Sandia
  • índios Matís

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.