“Somos uma impossibilidade em um Universo impossível.”
Ray Bradbury
Em ambos, o tema é o mesmo. Tanto o belíssimo livro de Milan Kundera, quanto o filme Closer tratam da busca de leveza que a felicidade implica, transformando-se em uma insustentabilidade que acaba por destruir os personagens.
Diz o ditado chinês que a vida é movimento e não força. E, no longo prazo, tudo o que é forçado acaba por ruir.
Tomemos por exemplo o átomo de Marie Curie, Becquerel, eRutherford. Em 1911, as experiências deste último levaram a comunidade científica a adotar um átomo que tem um núcleo e elétrons que o orbitam.
O fato é que essa configuração, que replica o modelo de sistema solar proposto por Newton, não pode explicar a impressionante estabilidade do átomo.
Digamos que houvesse uma colisão entre um planeta e um asteróide grande o suficiente para alterar sua órbita. Não há possibilidade deste planeta –após a colisão- voltar à sua trajetória original.
Por outro lado, tomemos o átomo de carbono, que está na moda. Feitas e desfeitas inúmeras ligações com outros elementos, o átomo de carbono voltará sempre à sua configuração original.
Em 1913, Bohr explicou essa estabilidade. Na realidade, não existiria um continuum do átomo, mas padrões mais ou menos estáveis. Assim, como a energia atômica sofre mudanças apenas através da propagação dos quanta, a “existência” de um átomo ocorre apenas durante períodos estacionários.
Da mesma forma que a leveza, para Tereza e Tomas; Sabina e Franz; Alice e Dan; Anna e Larry só haveria de se manter por um instante.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.